Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Leilão

Ministério marca leilão de energia A-3 para 6 de junho

Usinas deverão iniciar suprimento de energia em janeiro de 2017. Poderão participar hidrelétricas, usinas eólicas e térmicas a gás e biomassa.

Ministério marca leilão de energia A-3 para 6 de junho

O Ministério de Minas e Energia marcou para 6 de junho leilão de energia a ser produzida por novas usinas, com início de suprimento em 3 anos. A portaria determinando à Agência Nacional de Energia Elétrica que promova o leilão foi publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União.

Esse tipo de leilão é chamado de A-3 (lê-se A menos três) por conta do prazo para o início da entrega da energia (3 anos). Neste caso, os empreendimentos contratados devem começar a produzir em 1º de janeiro de 2017.

Poderão concorrer no leilão projetos para usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas movidas a gás natural ou biomassa (bagaço de cana, por exemplo). Para as hidrelétricas, o prazo de suprimento será de 30 anos e, para eólicas e termelétricas, de 20 anos.

A portaria define ainda que a negociação do leilão deverá atender a percentual mínimo a ser destinado ao mercado regulado, ou seja, atendido pelas concessionárias de distribuição de energia.