A coordenação regional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) inaugura, nesta sexta-feira (27), a primeira microusina de biomassa do Espírito Santo, localizada na comunidade de São José, entre os municípios de Águia Branca e São Gabriel da Palha (noroeste do Estado). O projeto é uma demanda antiga dos camponeses e começou a ser discutido em 2009.
A microusina terá uma demanda de 1,5 mil toneladas de cana-de-açúcar por ano, com capacidade produtiva de 63 mil litros de cachaça, 27 mil litros de álcool combustível, 16,2 quilos de melado, 18 mil quilos de açúcar mascavo e 9,6 mil quilos de rapadura, além da possibilidade de beneficiamento da mandioca, batata-doce e sorgo, gerando uma série de subprodutos como ração animal e adubos para a lavoura.
De acordo com Raul Krauser, do coletivo estadual de produção do MPA, a microusina quebra a lógica dos monocultivos ao promover o consórcio de plantios diversificados para a geração de energia e os cultivos de subsistência, como milho, feijão e legumes. O propósito é estimular a diversificação da produção e da matriz energética, agregando valor à produção camponesa.
As famílias ligadas ao MPA, sobretudo aquelas que estão em um raio de 10 quilômetros da microusina, reduzirão seus custos de atravessadores, garantido viabilidade e logística para que os produtos sejam diretamente comercializados em mercados regionais.
Também serão entregues, na mesma data, 133 novas moradias camponesas, construídas a partir do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR), em parceria com o governo do Estado, nos municípios de Itaguaçu, Vila Valério e São Gabriel da Palha (todos no noroeste do Estado). Muitos dos futuros moradores dessas casas realizaram mutirões e participaram da construção de suas próprias moradias.
A construção e entrega das moradias camponesas promovem a dignidade das famílias, melhoram o convívio comunitário e, por conta disso, incentivam os pequenos produtores a continuarem morando e produzindo no campo, como considera Priscila Albani, coordenadora estadual do MPA.
A inauguração será realizada às margens do rio São José, um dos rios mais importantes da região, e contará com a participação de famílias camponesas de todo o Estado, parceiros do MPA, representantes do poder público e do governador Renato Casagrande.