As ações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em prol da agricultura familiar, da adaptação do setor agricultura às mudanças climáticas e da segurança alimentar, além das questões de gênero e juventude obtiveram reconhecimento pelo Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA). O diretor-geral do Instituto, Víctor Villalobos, apresentou o Informe Anual 2013 da instituição aos embaixadores que compõem o Conselho, na quarta-feira (14/5), em Washington.
O documento registra os resultados alcançados pelo IICA no ano passado. O Instituto executa cerca de 500 projetos e ações de cooperação internacional em 34 países das Américas desde 2010.
O embaixador do Equador junto à OEA, Marco Vinicio Albuja, solicitou que a Assembleia Geral da Organização, que se reunirá de 03 a 05 de junho, em Assunção, no Paraguai, emita uma resolução que ressalte a importância da agricultura familiar para o continente. A proposta foi ratificada por várias delegações nacionais do Conselho da OEA.
“Valorizamos e agradecemos a cooperação para a agricultura. Graças a ela se cria riqueza. Não devemos descuidar do setor, que não é um problema, mas um manancial de oportunidades”, afirmou o embaixador de El Salvador, Joaquín Alexánder Maza. O embaixador do Chile, Juan Pablo Lira, acrescentou que “o apoio do IICA é francamente relevante. Reitero o compromisso por seguir apoiando seu trabalho, sobretudo em prol da agricultura familiar”.
Gestão Orientada por Resultados
Villalobos também entregou aos embaixadores um relatório com os principais resultados alcançados pelo IICA em cada país. “O reconhecimento de que a cooperação deve ser eficaz é a base de um organismo com o IICA. A pertinência deste trabalho se mede pelos resultados que vocês podem verificar. Este é o compromisso que assumo com os países membros do Instituto”, asseverou.
Lawrence Gumbiner, representante suplente dos Estados Unidos no Conselho Permanente da OEA, afirmou que seu país apoia a Gestão Orientada por Resultados, metodologia que visa alcançar objetivos pré-definidos e entregar resultados concretos. “Trata-se de um modelo impulsionado pelo IICA nos último anos. Encorajamos Villalobos a fortalecer os processos institucionais para a próxima reunião do Comitê Executivo, na sede do IICA, em San Jose, nos dias 21 e 22 de maio”, apontou Gumbiner.