O paraibano Luiz Guilherme Meira de Souza, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aprimorou um sistema de fogão que utiliza apenas energia solar. O fogão é na verdade feito de um conjunto de refletores que direciona a luz solar a um ponto específico, concentrando a energia de forma muito eficiente. Existe também uma versão de forno que também usa o mesmo princípio. Um forno do tipo ocuparia um espaço de 1 m². Já o fogão, por cada boca ter mais de uma parábola, seria maior, algo em torno de 2 m²
Luiz Guilherme pesquisa energia solar há 30 anos e já ajudou a projetar dezenas de fornos e fogões solares. “Eu construí meu primeiro fogão solar em 1986 na UFRN, quando vim para Natal. Isso depois de me formar na Universidade Federal da Paraíba, que é uma das referências no estudo de energia solar junto com a Unicamp” explica.
O inventor afirma que um fogão como esse poderia custar inicialmente entre R$ 300 e R$700 reais, mas o preço poderia cair muito caso o projeto fosse produzido em escala industrial. Infelizmente, segundo o próprio pesquisador, até o momento não houve nenhum interesse de empresas nesse projeto de fogão que funciona a energia solar, tão inovador, que poderia facilitar e baratear a vida de tanta gente pelo mundo.