Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Produção de milho cresce, mas exportações caem

Expectativa é de que o volume de produção supere 77 milhões de toneladas produzido no país.

Produção de milho cresce, mas exportações caem

O levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um aumento de 8,3% na produção do milho para o Brasil nesta temporada em comparação com a anterior. Na safra 11/12 a colheita do cereal alcançou 72,9 milhões de toneladas e, no ciclo atual, a expectativa é de que o volume de produção supere 77 milhões de toneladas produzido no país.

Porém, a estimativa é de que a exportação do milho deve cair cerca de 32% em relação à temporada passada, decrescendo de 22,3 milhões de toneladas para aproximadamente 15 milhões de toneladas. Com isso o volume do cereal em estoque nacional deve triplicar. De acordo com o analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Ângelo Ozalame, isto deve acontecer por conta de uma elevação na produção do milho dos Estados Unidos. “A expectativa é de que a safra norte-americana tenha um crescimento. Como os compradores internacionais dão preferência para a produção dos Estados Unidos, as vendas brasileiras podem ter uma redução”.

Comercialização – Conforme o últimos números divulgados pelo Imea, a comercialização do produto chegou a 36,2% no mês de junho. No mesmo mês do ano passado 54,5% da produção estavam vendidos, 18,3 pontos percentuais à frente do atual ciclo.