Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Produtores vendem 32% da safra nova de soja por antecipação

O volume estimado passa de 28 milhões de toneladas.

Produtores vendem 32% da safra nova de soja por antecipação

Os produtores brasileiros de soja negociaram 32% da safra 2013/2014 antecipadamente. O cálculo é da consultoria Safras e Mercado. A empresa usou como base uma projeção de safra de 88,172 milhões de toneladas e estimou o volume vendido da safra nova em 28,39 milhões até o último dia 4. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8/10).

A estimativa representa uma alta de sete pontos percentuais em relação ao relatório de setembro, quando a estimativa era de comercialização antecipada de 25% da produção da safra nova. A média para o período é de 24%.

Em relação à safra 2012/2013, a comercialização chega a 92%, o que equivale a 75,59 milhões de toneladas, considerando uma produção calculada em 82,125 milhões. No mesmo período no ano passado, 98% estavam vendidos e a média para o período é de 90%.

Na avaliação da consultoria, o ritmo dos negócios foi positivo. “E essa boa movimentação esteve novamente ligada à manutenção de preços atrativos aos produtores em boa parte do mês de setembro, notadamente na primeira quinzena, combinando as bruscas elevações na taxa de câmbio e nas cotações da Bolsa de Mercadorias de Chicago”.

Custo maior – Em Mato Grosso, a semeadura da safra de soja está em fase inicial, com a expectativa de custo mais alto na safra 2013/2014. De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), aumento é de 23,03% em relação à safra passada, a maior variação desde o início da série histórica de acompanhamento de custos pela instituição.

O preço da semente, que teve alta de 41,22%, puxou a alta dos insumos. Os defensivos e fertilizantes subiram 22,13% e 20,11%, respectivamente. “E com esse custo recorde os produtores estão iniciando a semeadura, porém, com pouca chuva, a semeadura segue em marcha lenta, com evolução semanal de apenas 0,6 pontos percentuais, totalizando 1,4% da área. Nesta mesma semana no ano passado já tinham sido semeados 8,6% da área total.”