A PSI Energia Térmica Limpa, localizada no município de Cachoeira do Sul, RS, desenvolveu em parceria com o instituto francês CIRAD (www.cirad.fr/en) a tecnologia de um motor a vapor moderno para aproveitamento de resíduos de biomassa na geração de energia renovável.
A empresa brasileira, especialista na fabricação de caldeiras de vapor e tecnologias para geração de energia térmica, lançou em 2010 diretamente para o mercado africano da Ilha de Madagascar esta tecnologia alternativa para a micro e minigeração de energia pelo aproveitamento e valorização de biomassa local (resíduos de produção ou rurais, gases e biomassas diversas).
O Motor a Vapor Vertical MVPSI é um equipamento compacto, robusto, de simples instalação e operação com baixo custo de manutenção e vida útil superior às turbinas de vapor.
Sua aplicação em conjunto com a Caldeira de Vapor PSI constitui a Central Termoelétrica PSI para geração de energia renovável e autossuficiência energética rural com potências elétricas disponíveis de 75 kW, 150 kW, 225 kW e 400 kW.
Todas as potências do MVPSI podem ser aplicadas de formas escalonada para aumento de potência energética final demandada, sendo necessário respectivo dimensionamento no sistema de geração de vapor/caldeira.
A tecnologia do Motor a Vapor PSI foi reconhecida internacionalmente com o Prêmio Especial de Inovação Tecnológica Prix Spécial de l’Innovation Technologique, no Congresso EURAFRIC, Lyon 2012.
Com três plantas de Centrais Termoelétricas instaladas e duas em processo de fabricação, todas para Madagascar, a empresa planeja para o ano de 2015 uma atuação focada intensamente no potencial de biomassa do mercado brasileiro , no fortalecimento de parcerias estratégicas governamentais para desenvolvimento e inovação em smart grids e novas tecnologias sociais para geração de energias renováveis de baixo custo em áreas remotas ainda sem energia elétrica.
Mais informações em http://psienergiatermica.com.br/