Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Quatro candidatos à OMC são eliminados

Opinião generalizada na cena diplomática é que os finalistas deverão ser o brasileiro Roberto Azevedo e a candidata da Indonésia, Mari Pangestu.

Quatro candidatos à OMC são eliminados

Quatro dos nove candidatos para a direção geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) foram eliminados na primeira rodada de consultas junto aos 159 países membros.

O Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, apurou que a OMC vai anunciar nesta sexta-feira a eliminação dos candidatos da Costa Rica, Quênia, Gana e Jordânia. Sobram cinco candidatos, do Brasil, Indonésia, México, Coreia do Sul e da Nova Zelândia.

A segunda rodada de consultas junto aos países começará logo — a chamada ‘rodada de fogo’ — que eliminará três candidatos. A opinião generalizada na cena diplomática é que os finalistas deverão ser o brasileiro Roberto Azevedo e a candidata da Indonésia, Mari Pangestu.

Azevedo é considerado a esta altura o candidato com a melhor qualificação, reconhecido inclusive pelos que não votam pelo Brasil.

Os candidatos eliminados na primeira rodada são a ministra de comércio da Costa Rica, Anabel González, o ex-ministro de comercio do Gana, Alan Kyerematen, a embaixadora do Quênia Amina Mohamed, e Ahmad Hindawi, da Jordânia.