A Rússia e a Argélia assinaram, esta quarta-feira (03/09), um acordo intergovernamental de cooperação na esfera de energia atômica, se prevendo a possibilidade de construção de usinas nucleares e de reatores de pesquisa na Argélia.
Em paralelo, estão previstas as investigações científicas conjuntas, a produção de isótopos radioativos para os fins médicos e industriais, comunicou uma fonte do Departamento de Informação do consórcio Rosatom.
Os respectivos documentos foram rubricados na Argélia pelo diretor-geral da corporação Rosatom, Serguei Kirienko, e o ministro argelino da Energia, Youcef Yousfi. O objecto básico do novo convênio será a criação de condições para a cooperação bilateral na utilização de energia atômica com fins pacíficos.
Entre as metas definidas se destaca a construção de usinas atômicas, a utilização de reatores nucleares na produção de energia térmica e a dessalinização, a prospecção geológica, a exploração de jazidas de urânio, o ciclo do combustível nuclear, o tratamento de combustível nuclear e a transformação de resíduos radioativos.