Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Safra de milho do PR é boa, mas o preço não recompensa

Produtividade das primeiras lavouras colhidas no estado está excelente. Preços estão baixos e a comercialização segue lenta.

Safra de milho do PR é boa, mas o preço não recompensa

Começou, no Paraná, a colheita da safra de milho. O rendimento das lavouras é considerado bom, mas a queda no preço preocupa os agricultores.

A produtividade das primeiras lavouras colhidas no estado está excelente. No município de Verê, região sudoeste, o agricultor José Dengo tem conseguido uma média de 200 sacas por hectare, 30 a mais que na safra passada.

Apesar do bom rendimento, o agricultor não está nem um pouco animado com o preço do grão. Nesta mesma época do ano passado, ele havia vendido as primeiras sacas de milho a R$ 29. Hoje não consegue mais do que R$ 21,50.

Os custos estão mais caros e a perspectiva de que os preços não seriam os melhores nesta safra, fizeram com que José reduzisse pela metade a área plantada.

E não foi só ele que plantou menos milho este ano. Esta é a menor safra de verão no Paraná. No total, a área plantada diminuiu 24% de acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado. Foram plantados 670 mil hectares, enquanto na safra de verão passada foram cultivados 876 mil hectares de milho. A redução de área plantada deve diminuir a produção de milho no estado em 21%.

Enquanto o mercado segue incerto, José quer terminar logo a colheita para adiantar a próxima cultura sem depender do milho.

A safra do agricultor ainda está parada. A comercialização está lenta em todo o Paraná porque os agricultores estão preferindo segurar o grão à espera de uma reação no preço.