Os papéis preferenciais classe A da Suzano Papel (SUZB5) passaram do terceiro para o primeiro lugar, ficando com 6 recomendações em janeiro. A segunda companhia mais recomendada no ranking foi a Anhanguera (AEDU3), que subiu de 3 para 5 votos entre as carteiras recomendadas.
Os analistas enxergam um bom potencial nas ações da Suzano, que já têm apresentado um movimento positivo nos últimos meses – de junho pra cá, os ativos SUZB5 acumulam ganhos de mais de 80%. Para a equipe da Socopa Corretora, o atual preço dos papéis já incorpora o alto endividamento da empresa e as projeções são de que a alavancagem da empresa deve convergir para níveis mais aceitáveis, ficando ao redor de 3,0x dívida líquida/Ebitda.
Outro ponto que tem ajudado na valorização de SUZB5, de acordo com a Gradual Investimentos, é o retorno da ação à carteira teórica do Ibovespa em setembro, o que elevou a liquidez do papel, com o movimento dos fundos indexados ao índice.
Os analistas ainda destacam a venda da participação da companhia no Consórcio Capim Branco Energia, o que permitiu à Suzano concluir sua estratégia de blindagem financeira para os próximos anos, garantindo o cumprimento de todas suas obrigações até 2016.