Em mais um passo de sua expansão de negócios para além dos veículos elétricos em si, a Tesla Motors está construindo uma unidade de armazenamento de energia eólica na Austrália. O projeto, com previsão de finalização para dezembro de 2017, vai guardar o que for gerado durante o período de pico de produção das turbinas, auxiliando a manter disponibilidade ao longo de todo o dia, mesmo em períodos de menos geração.
Para fazer isso, a Tesla vai usar sua tecnologia comercial de baterias, que já está em uso também nos carros da companhia. Assim, acredita a empresa, ela garante a aplicação de uma solução que comprovadamente funciona sem a necessidade de gastos maiores com pesquisa e desenvolvimento de equipamentos dedicados. Os módulos Powerpack, como são chamados, poderão atender mais de 30 mil casas, funcionando em capacidade máxima.
A unidade será construída na Fazenda Hornsdale e faz parte de uma iniciativa conjunta do governo e da iniciativa privada para investimento em fontes alternativas de energia, tanto para proteção ao meio ambiente como forma de backup. Em 2016, uma tempestade afetou infraestruturas essenciais do sul do país, interrompendo o fornecimento de eletricidade para cerca de 30 mil pessoas.