Em parceria com a fabricante de painéis solares Pvilion, a grife de roupas Tommy Hilfiger lançou duas jaquetas – uma masculina e outra feminina – capazes de coletar energia solar para carregar os seus dispositivos móveis. As jaquetas transformam um conceito simples de dispositivo wearable em um real, onde as nossas roupas possuem um papel fundamental na inserção da tecnologia. Pode parecer até mesmo “bizarro” ou futurista demais, mas é uma grande ideia.
As jaquetas estão equipadas com painéis solares resistentes, flexíveis e que possuem resistência à água. Elas possuem um cabo que é ligado nos painéis até um dos bolsos da frente, que por sua vez tem uma porta USB dupla, permitindo que o usuário possa carregar até dois dispositivos simultaneamente.
Quando totalmente carregada, a bateria equipada nos vestíveis possuem energia suficiente para carregar quatro vezes por completo um gadget com bateria de 1.500mAh. No entanto, na mesma medida, não ficou claro quanto tempo os painéis devem ficar expostos ao sol para coletar toda a energia suficiente, embora você também possa carregar os painéis usando fontes externas de energia via USB.
As jaquetas custam US$ 599 tanto para homens quanto para as mulheres, ou algo próximo a R$ 1.530 em conversão direta (cotação do dia 4/12) e livre de impostos. Elas estão disponíveis apenas no site oficial da Tommy Hilfiger e em lojas selecionadas no hemisfério norte. Esta é uma edição limitada lançada pela empresa e 50% de todos os ganhos serão doados para a Fresh Air Fund.