A Tractebel informou ao mercado que busca a viabilização de uma termelétrica a carvão, denominada Pampa Sul, de 680MW de capacidade bruta instalada, na cidade de Candiota, no Rio Grande do Sul. Segundo a companhia, a efetiva implantação do projeto depende da obtenção do licenciamento ambiental, habilitação e êxito no leilão de venda de energia, entre outros requisitos.
O projeto está em fase de obtenção de licenciamento ambiental. O empreendimento constitui-se de duas turbinas de 340MW, sendo que 80MW serão para consumo próprio e o restante para venda. O cronograma de implantação foi dividido em quatro anos.
Entre os benefícios elencados pela Tractebel Energia para desenvolvimento do projeto, está a redução da dependência de energia do Estado, e o impacto na atividade de mineração local, pois a demanda calculada para atendimento da usina está prevista em 5 milhões de toneladas anuais.
A companhia também esclarece que, se alcançadas as condições necessárias para a viabilização do projeto, novo comunicado será divulgado em momento oportuno.