Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

UFSC inicia produção de hidrogênio verde por meio de energia solar

Hidrogênio produzido pela universidade passará de "cinza" para "verde", ou seja, estará inserido em um ciclo de energia sustentável para a produção do combustível

UFSC inicia produção de hidrogênio verde por meio de energia solar

Nesta sexta-feira (25), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) dará início à operação de uma nova planta de conversão energética de hidrogênio, utilizando energia solar. O sistema estará localizado no Sapiens Park, em Canasvieiras, no Norte da Ilha. O investimento planejado é de R$ 14 milhões, visando não apenas a produção de hidrogênio, mas também de energia elétrica e amônia verde.

Com esta instalação, o hidrogênio produzido pela universidade passará de “cinza” para “verde”, ou seja, estará inserido em um ciclo de energia sustentável para a produção do combustível. A geração de hidrogênio ocorre por meio de eletrólise da água, e para ser considerado “verde”, esse processo deve ser alimentado por energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como solar ou eólica. De acordo com Ricardo Ruther, coordenador do Grupo Fotovoltaica da UFSC, este é um passo significativo em uma área de grande promessa. Estudos indicam que até 2050, o Brasil poderá ter o hidrogênio verde mais acessível do mundo, devido à abundância de água e energia renovável. Esse processo já está mais avançado em países europeus, especialmente na Alemanha.

A previsão é de que a capacidade máxima de geração seja de 4,1 Nm3/h (normal metro cúbico por hora de hidrogênio verde) e produção máxima de 1 kg/h de amônia. A quantidade diária produzida dependerá da intensidade de radiação solar e, consequentemente, da geração fotovoltaica de cada dia.

A inauguração da Planta Solar Piloto de Módulos Bifaciais contará com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de representantes de outros ministérios e financiadores alemães.