O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou nesta quarta-feira sua estimativa da safra norte-americana de soja 2015/16 para 3,916 bilhões de bushels, com expectativa de maiores produtividades.
A previsão superou a projeção de julho, de 3,885 bilhões na previsão de julho, e ficou acima também da expectativa do mercado (3,724 bilhões de bushels).
A safra de milho dos EUA na mesma temporada foi projetada em 13,686 bilhões de bushels, ante 13,530 bilhões no mês passado e frente à expectativa média do mercado de 13,327 bilhões de bushels.
Segundo o USDA, altas produtividades de soja e milho em áreas ao oeste do rio Mississipi irão compensar os problemas ocasionados pelas chuvas excessivas nos Estados produtores do leste.
O relatório chocou observadores do mercado, que alertaram por meses que as enchentes no leste iriam prejudicar o plantio de soja e limitar o potencial de colheita em áreas atingidas pelas chuvas.
“O tamanho do aumento foi uma surpresa –é um tapa na cara”, disse o analista da Allendale Rich Nelson.
Os preços futuros do milho e da soja caíram acentuadamente após o relatório ser divulgado, com o contrato da safra nova, o novembro, da bolsa de Chicago, despencando ao seu nível mais baixo desde meados de junho. O milho também caiu de forma acentuada.
Uma produção recorde de soja estava prevista em oito Estados, incluindo Minnesota e Nebraska. Os rendimentos caíram no Illinois, o maior Estado produtor, e Indiana devido às chuvas.