Na próxima segunda-feira, dia 15, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, realiza, em Nova Santa Helena (MT), um Workshop sobre Utilização de Resíduos na Agricultura. O evento será na Câmara de Vereadores do município e terá início às 15h.
Com iniciativa da Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com a prefeitura de Nova Santa Helena, o workshop visa apresentar e discutir o encaminhamento de ações para uso de resíduos provenientes do processamento da madeira e de outros resíduos abundantes na região norte de Mato Grosso. O encontro será uma oportunidade para se discutir com potenciais parceiros a construção de projetos conjuntos para trabalhar o tema.
Por meio de palestras e discussões técnico-científicas e políticas, os participantes terão uma visão geral do cenário da utilização de resíduos na região e também das diversas possibilidades existentes para seu reaproveitamento na agricultura.
Logo após a abertura, o agrônomo da prefeitura de Guarantã do Norte, Júlio Santin, apresentará a situação do processamento e utilização de resíduos na região norte de Mato Grosso e o pesquisador da Embrapa Solos, Vinícius de Melo Benites, abordará a produção de fertilizante organomineral granulado a partir de dejetos de suínos e aves. Na sequência, os pesquisadores da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha e Leonardo Fonseca Valadares, falarão sobre o processamento de resíduos via pirólise e sobre o aproveitamento de biomassa para produção de produtos químicos e materiais. Depois de um breve intervalo, será a vez do pesquisador da Embrapa Solos, Etelvino Henrique Novotny, apresentar as propriedades e efeitos da biomassa carbonizada no solo.
Após as apresentações técnicas, o deputado federal Valtenir Pereira conduzirá uma discussão para articulação parlamentar visando a implementação do projeto. No fim do workshop, com condução da pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril, Fabiana Rezende, haverá uma discussão técnico-científica buscando a elaboração de trabalhos conjuntos.
O workshop sobre Utilização de Resíduos na Agricultura é destinado a técnicos das ciências ambientais e agrárias, empreendedores da agroindústria, produtores rurais, estudantes das ciências agrárias, professores universitários e pesquisadores. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na hora.