Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Alerta de tempestades no Sul e impactos climáticos no Brasil: Inmet emite avisos para o fim de semana

Alerta de tempestades no Sul e impactos climáticos no Brasil: Inmet emite avisos para o fim de semana

Nesta sexta-feira (20/9), três alertas de perigo emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) permanecem ativos, indicando chuvas intensas que devem ocorrer em quase todo o Rio Grande do Sul, além de regiões de Santa Catarina e Paraná. A previsão é de precipitações variando entre 50 e 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. As tempestades representam risco de corte de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.

A frente fria avança durante a madrugada e manhã de sexta-feira, atingindo a metade norte, centro e a região metropolitana de Porto Alegre. À tarde, as chuvas se concentram no noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul. No sábado (21/9), a previsão é de que a frente fria se afaste, retornando o tempo firme na maior parte do Estado, com exceção de chuviscos no norte e noroeste gaúcho. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o risco de alagamentos e a elevação de níveis de córregos e pequenos rios.

Impactos Climáticos em Outras Regiões

No centro do país, áreas centrais seguem sob forte calor e tempo seco, especialmente no interior de Minas Gerais e Tocantins, sem previsão de chuvas. Essa condição tem prejudicado a produção de café, especialmente o arábica no sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, onde a falta de chuva atrasa a florada e compromete o desenvolvimento dos grãos. Em contraste, no Espírito Santo e sul da Bahia, as condições climáticas são mais favoráveis para o café conilon, com umidade do solo adequada e florada já iniciada.

Além disso, a visibilidade em diversos estados continua prejudicada devido à fumaça das queimadas que se espalham pelo interior do Brasil, agravada pelos ventos intensos previstos para o sul de Santa Catarina, litoral norte do Rio Grande do Sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. As cidades de Cuiabá, Brasília, Goiânia e Palmas estão entre as regiões mais afetadas, com umidade do ar chegando a níveis críticos, entre 12% e 20%.

Previsões Regionais

  • Sul: O avanço da frente fria provoca temporais com ventos fortes, especialmente no Rio Grande do Sul e no litoral do Paraná, enquanto o norte do Paraná se mantém firme, mas com risco de ventos fortes.
  • Sudeste: O transporte de umidade para o Sudeste provoca pancadas de chuva irregulares em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mas o calor pré-frontal persiste, especialmente no norte paulista.
  • Centro-Oeste: Com o aumento da umidade, pancadas de chuva são esperadas no centro e sul de Mato Grosso do Sul, enquanto o tempo continua seco e quente em Goiânia, Brasília e Cuiabá.
  • Nordeste: Pancadas de chuva isoladas ocorrem no litoral da Bahia e outros estados da faixa litorânea, mas o interior permanece seco e muito quente.
  • Norte: A região segue com tempo seco e calor, especialmente entre Pará e Tocantins, enquanto o Acre e o noroeste do Amazonas enfrentam pancadas de chuva com riscos de temporais localizados.

A combinação de fenômenos climáticos extremos em diferentes regiões do Brasil reforça a necessidade de atenção aos alertas e de precauções para evitar danos maiores, principalmente no setor agrícola.

Referência: Inmet / Climatempo