A chegada de uma frente fria ao litoral do Espírito Santo intensificará as chuvas no estado e em Minas Gerais nos próximos dias. A nova frente fria, que avançou pela costa do Rio de Janeiro na última terça-feira (10/12), provocará áreas de instabilidade, com previsão de temporais em toda a região capixaba e no centro-leste mineiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para condições severas até a manhã de quinta-feira (12/12), especialmente na Grande Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce e no Noroeste de Minas.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta risco moderado de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em áreas como a Região Serrana do Rio de Janeiro, a região metropolitana de Belo Horizonte e o centro-sul do Espírito Santo. Também há possibilidade de enxurradas e alagamentos temporários nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de áreas urbanas no Espírito Santo.
A frente fria deverá permanecer no litoral capixaba até sexta-feira (13/12), ampliando o volume de chuva em regiões como o Vale do Rio Doce e o Noroeste de Minas. Já na metade norte do Brasil, ventos úmidos favorecem a formação de nuvens carregadas, provocando chuvas isoladas no interior do Piauí, Ceará e Pernambuco. No Sul, as precipitações devem retornar somente no final da noite, especialmente no oeste do Paraná e no Rio Grande do Sul, após um dia quente.
A população das áreas afetadas deve ficar atenta aos alertas de risco e adotar medidas preventivas para minimizar os impactos das chuvas intensas.