Uma forte frente fria avança sobre o Brasil desde o início da semana, provocando chuvas intensas especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para São Paulo. Esse sistema marca o início de um período típico de chuvas intensas e tempestades na primavera. Segundo a Rural Clima, as áreas de divisa entre São Paulo e Minas Gerais devem ser as mais afetadas, com previsão de temporais até o fim de semana.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alerta que as precipitações podem temporariamente interromper os trabalhos de campo. Contudo, a umidade no solo favorece o plantio e o desenvolvimento de cultivos de primeira safra, como café e cana-de-açúcar. No Centro-Oeste, as pancadas de chuva são irregulares, beneficiando áreas pontuais e melhorando a umidade para os cultivos.
No domingo (10/11), a frente fria deve alcançar o Norte do Brasil, reforçando as chuvas no oeste e sul da Bahia, norte do Espírito Santo e centro-norte de Mato Grosso. A expectativa é de duas semanas de chuvas abrangentes na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). No entanto, o solo ainda se encontra seco em algumas áreas, dificultando o avanço da semeadura.
A primavera é caracterizada pela combinação de massas de ar frio e temperaturas em elevação, resultando em frentes frias mais intensas e chuvas volumosas, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.