Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Inmet prevê chuvas de mais de 60 mm e temperaturas abaixo de 10 °C

Inmet prevê chuvas de mais de 60 mm e temperaturas abaixo de 10 °C

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um boletim detalhando a previsão do tempo entre os dias 25 de junho e 2 de julho. Durante esse período, algumas regiões do Brasil podem registrar acumulados de chuva superiores a 60 milímetros (mm) e temperaturas abaixo de 10 °C devido a uma massa de ar frio.

Previsão por Região:

Região Norte:
A combinação de calor e alta umidade provocará pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados superiores a 60 mm em áreas do noroeste do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. O tempo permanecerá firme no Tocantins, Rondônia, sul do Pará, sul do Amazonas e leste do Acre.

Região Nordeste:
Na faixa leste, espera-se chuva devido ao transporte de umidade do oceano, com acumulados inferiores a 20 mm. Pancadas de chuva podem ocorrer no litoral, especialmente no extremo sul da Bahia, noroeste do Maranhão, e leste de Alagoas e Pernambuco. O interior da região deve ter tempo quente e seco.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste:
Tempo quente e seco prevalecerá, embora chuvas fracas a moderadas possam ocorrer no sul de Mato Grosso do Sul. A frente fria avançando em direção ao Sudeste poderá provocar chuvas moderadas na parte leste da região, principalmente no litoral paulista.

Região Sul:
Após a passagem do sistema frontal, volumes de chuva de até 60 mm são esperados até quarta-feira (26) no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, acompanhados de ventos fortes e queda de granizo.

Temperaturas:

Para os próximos dias, o Inmet prevê temperaturas máximas superiores a 30 °C no centro-norte do país. Durante a semana, há uma tendência de tempo seco e temperaturas acima da média no Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e Norte. Na sexta-feira (28), máximas podem ultrapassar 36 °C no norte de Mato Grosso, sul do Amazonas, centro-sul do Pará, Rondônia e Tocantins. Nas regiões leste do Nordeste, Sudeste e Sul, a temperatura não deve ultrapassar 28 °C. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as máximas não devem ultrapassar 18 °C.

As mínimas podem superar 26 °C em áreas do Norte e Nordeste. No Distrito Federal, Sudeste e interior de Pernambuco e da Bahia, assim como em grande parte do Sul, as mínimas podem ser inferiores a 18 °C. Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio deve provocar mínimas abaixo de 10 °C no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre sábado (29) e segunda-feira (1°), as temperaturas mínimas poderão ser inferiores a 8 °C nas áreas de maior altitude da região Sul, com possibilidade de geadas.