De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as instabilidades devem ganhar força no centro-norte do Brasil a partir de quarta-feira, com possibilidade de chuvas irregulares sobre o Tocantins, sul do Piauí e do Maranhão e oeste da Bahia. Acompanhe mais detalhes sobre o clima previsto para a semana.
A meteorologista Ludmila Camparotto que instabilidades podem provocar chuvas em áreas de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Rondônia ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, uma frente fria chega hoje também e pode provocar chuvas mais intensas na região centro-sul do estado.
Na quarta-feira, o sistema que atua na Região Sul já se afasta para o Atlântico, mas pode provocar chuvas mais irregulares sobre Santa Catarina e o Paraná.
Na quinta-feira, um novo sistema vindo da Argentina deve provocar chuvas no Paraguai, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Goiás. Entre sexta-feira e sábado, esse sistema atinge o estado de São Paulo e pode provocar chuvas.
No final da semana, Ludmila destaca que podem ocorrer chuvas em grande parte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e norte de São Paulo, assim como no sul do Pará e do Tocantins, no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão.
No dia 23, uma nova frente fria que se forma na Argentina deve avançar pelo sul do Brasil, levando chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Paraguai
No Paraguai, Ludmila destaca que chuvas podem atingir o sul do país ao longo do dia.
Na quarta-feira, áreas de instabilidade podem atingir a região paraguaia do Chaco com chuvas pontuais.
Entre quinta-feira e sexta-feira, um novo sistema deve atingir o Paraguai, provocando chuvas em grande parte das regiões produtoras.
O tempo deve abrir novamente no Paraguai no domingo.
Já no dia 24, Ludmila acrescenta que um novo sistema avançará pelo Paraguai, provocando chuvas.
Fonte: Safras