Uma nova massa de ar quente e seco começou a se estabelecer sobre o Brasil nesta segunda-feira (2/9), agravando as condições já adversas causadas pelas queimadas. Segundo a Climatempo, a visibilidade está prejudicada em diversos Estados, incluindo partes da região Norte, Mato Grosso do Sul, interior do Paraná e de São Paulo, devido à fumaça transportada pela atmosfera.
A previsão para esta semana indica uma continuidade nos baixos índices de umidade relativa do ar, com “valores emergenciais” abaixo dos 12% em Mato Grosso, sul de Goiás e São Paulo. Além disso, a nova onda de calor poderá perdurar por até duas semanas, com temperaturas podendo alcançar recordes históricos, especialmente no Centro-Oeste, interior de São Paulo e Paraná, onde os termômetros podem registrar valores 5ºC acima da média para setembro.
Sul
Nesta segunda-feira, o Sul do Brasil amanheceu com temperaturas mais baixas e possibilidade de nevoeiro no oeste de Santa Catarina. Embora o litoral do Rio Grande do Sul e Paraná apresentem mais nuvens, não há previsão de chuva. As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba terão sol com poucas nuvens, e o tempo seguirá firme, exceto por rajadas de vento no litoral do Rio Grande do Sul.
Sudeste
No Sudeste, o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro pode observar aumento de nuvens, com ventos intensos na costa do Rio e mar agitado. Chuviscos isolados são possíveis em Santos e Paraty durante a noite. Nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, não há previsão de chuva, mas a umidade do ar se manterá em níveis críticos, alertando para o risco de queimadas, especialmente no interior de São Paulo.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a segunda-feira começou com sol predominante e temperaturas que podem chegar aos 40ºC em diversas cidades. A região continua em alerta máximo para baixa umidade do ar e risco elevado de incêndios, sem previsão de chuvas para os Estados da região.
Nordeste
Os ventos marítimos continuam formando nuvens de chuva ao longo da costa leste do Nordeste. Cidades como Salvador, Recife e João Pessoa devem começar a semana com sol e chuvas moderadas. No interior do Nordeste, o clima permanece seco e quente, exigindo atenção devido aos baixos níveis de umidade do ar.
Norte
Na região Norte, pancadas de chuva isoladas são esperadas na costa, principalmente no noroeste do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e oeste do Amapá. Apesar disso, a maioria das áreas continuará com tempo seco, mantendo o risco elevado para novos focos de incêndios.
Este cenário reforça a necessidade de cuidados redobrados com a saúde e o meio ambiente, dada a extensão das áreas afetadas pela baixa umidade e o risco de queimadas em diversas partes do país.
Fonte: Climatempo