Uma intensa massa de ar frio está se deslocando pelo Brasil, provocando uma queda acentuada de temperatura nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse sistema avançará para outras regiões, incluindo o sul e sudoeste de Mato Grosso, além do sul e sudeste de São Paulo.
Essa será a primeira massa de ar frio em 2024 a impactar todas as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. A previsão é de que haja formação de geada em diversas áreas, especialmente no Sul e em partes do Centro-Oeste e Sudeste, dependendo da intensidade do ar frio e seco.
O Inmet também não descarta a possibilidade de neve em áreas isoladas das serras gaúcha e catarinense entre sexta-feira (9/8) e sábado (10/8). Na sexta-feira, a frente fria seguirá seu curso, afetando o centro-oeste e sul de Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, outras áreas de São Paulo, o centro-sul do Rio de Janeiro e o Triângulo Mineiro.
No sábado (10/8), o frio se espalhará ainda mais, alcançando Goiás, o noroeste e sul de Minas Gerais, a Zona da Mata mineira e o restante do Rio de Janeiro. A friagem atingirá parte da Região Norte, com temperaturas baixas no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.
O domingo (11/8) ainda será de frio intenso, especialmente no norte de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo, apesar da massa de ar frio começar a perder força. Uma nova onda de ar frio deve chegar no fim do domingo, mantendo as temperaturas baixas no Centro-Sul até quarta-feira (14/8), com o ápice do frio previsto para terça-feira (13/8).
O Inmet alerta para a possibilidade de geadas generalizadas na Região Sul entre a madrugada e o amanhecer de domingo, com potencial também em áreas do centro-leste e sul de Mato Grosso do Sul, grande parte de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, e na região serrana do Rio de Janeiro.
Dois alertas laranja foram emitidos pelo Inmet, indicando “perigo” devido à onda de frio. O primeiro alerta, válido até sábado, aponta risco à saúde devido às temperaturas até 5ºC abaixo da média por três a cinco dias, abrangendo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná. O segundo alerta, também válido até sexta-feira, sinaliza um declínio de mais de 5ºC nas temperaturas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Esses alertas podem ser prorrogados conforme a evolução do frio.