Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Tempo deve continuar seco e com baixa qualidade do ar em quase todo o país

Tempo deve continuar seco e com baixa qualidade do ar em quase todo o país

O ar seco continua a impedir a formação de nuvens carregadas, resultando em temperaturas elevadas e baixa qualidade do ar na maior parte do país nesta segunda-feira (09/09), conforme reporta a Climatempo.

No Sul, o Paraná e Santa Catarina experimentarão um tempo firme e seco, com temperaturas em ascensão em Florianópolis. A umidade permanece concentrada no Sul do Rio Grande do Sul, e Porto Alegre inicia a semana com sol, podendo registrar chuviscos isolados à tarde.

No Sudeste, o dia será marcado por sol e calor à tarde, sem previsão de chuvas nas capitais ou interior. O ar seco será particularmente notável no norte, oeste e noroeste de São Paulo, além do Triângulo Mineiro.

No Centro-Oeste, o cenário se mantém inalterado, com muito sol, calor e umidade do ar em alerta, segundo a Climatempo. As temperaturas máximas continuam acima de 35°C, especialmente no interior da região, com risco elevado de queimadas.

No Nordeste, o interior enfrentará calor intenso e ar muito seco, com ventos moderados a fortes, especialmente no litoral do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Chuva é esperada apenas na costa leste, com possibilidade de intensidade forte no litoral de Alagoas, Salvador, Natal, Maceió e Recife, ocorrendo de forma rápida e isolada.

No Norte, as condições também serão de tempo firme, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, abrangendo desde Rondônia, sudeste do Amazonas, centro-sul do Pará até Tocantins. Pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria são esperadas no noroeste do Amazonas, oeste e norte de Roraima e no litoral do Pará, sem alertas significativos. A visibilidade pode estar prejudicada devido à fumaça das queimadas.

A umidade relativa do ar estará abaixo de 30% em várias regiões, incluindo o norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina, sul e nordeste do Paraná, São Paulo, sul, faixa central e norte de Minas Gerais, metade oeste da Bahia, Pernambuco e Paraíba, oeste do Rio Grande do Norte, centro-sul do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, sudeste do Amazonas, Rondônia e centro-sul do Mato Grosso do Sul. A MetSul também alerta para a qualidade do ar ruim em todo o Rio Grande do Sul.

Em algumas áreas, a umidade relativa do ar pode cair ainda mais, entre 20% e 12%, especialmente no oeste e nordeste do Paraná, centro-oeste e norte de São Paulo, sudoeste, oeste e Triângulo Mineiro, noroeste da Bahia, extremo sul do Piauí e Maranhão, no Distrito Federal, centro-norte do Tocantins e parte do sudeste do Pará. A Climatempo recomenda atenção especial para essas condições.

Em situação de emergência devido à umidade relativa do ar abaixo de 12%, estão o noroeste do Paraná, sudoeste, oeste e noroeste de São Paulo, parte do Triângulo Mineiro, oeste, centro e sul de Goiás, Mato Grosso e todo o Mato Grosso do Sul, além do extremo sul do Tocantins, Pará e Rondônia.