Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

A avicultura brasileira mira um futuro brilhante - por Nick Denissen

Estudante da Universidade de Ciências Aplicadas HAS Den Bosch the Netherlands e estagiário da Vencomatic do Brasil faz uma análise da avicultura nacional em comparação à europeia.

A avicultura brasileira mira um futuro brilhante - por Nick Denissen

Em doze semanas viajando por granjas de matrizes pesadas no Brasil tive uma verdadeira revelação. Eu estava acostumado com super lotações, alta densidade e baixo custo da indústria avícola europeia, mas vi um tipo totalmente diferente de negócio por aqui [no Brasil]. Grande quantidade de terra para o plantio de soja, de milho e de outros grãos, desde o Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, para produzir alimentos mais baratos para os animais. Granjas escondidas na floresta, longe dos riscos de contaminação que a avicultura enfrenta em outros países na produção de frangos de corte de alta qualidade.

A Europa pode pensar que tem uma “patente” sobre seu conhecimento na gestão das aves, mas as granjas avícolas brasileiras produzem 6% a mais de ovos por ave. Além disso, as granjas conseguem uma maior lucratividade na sua produção. Onde estão os europeus agora, com todas as suas técnicas caras e inovadoras?

O setor avícola [produção de ovos férteis] no Brasil está com uma automação de 15%, mas isto está mudando rapidamente. Com a economia crescendo, esta é uma necessidade e o setor está preparado para isso. Com os sistemas climatização eficazes e com uma grande quantidade de ar fresco e luz natural, as granjas brasileiras conseguem derrotar os seus concorrentes europeus em todos os pontos.

A forma como a cadeia avícola brasileira é organizada certamente contribui para esse sucesso. Onde na Europa as empresas de produção de carne e ovos querem a sua fatia do bolo, com um sistema totalmente diferente daqui, onde as grandes integradoras no Brasil são capazes de manter seu dinheiro dentro da empresa e dentro do setor avícola. Isso mantém os custos muito baixos, o que torna a carne de frango brasileira muito interessante para a exportação. Em 2020, 41% da exportação mundial de frango será brasileira, claro, afinal o Brasil já é número um na exportação de carne de frango.

Com o crescimento global do PIB, é uma certeza que o mundo demandará por mais carne de frango [entre outras] no futuro com cada vez mais qualidade. Isto, juntamente com a capacidade de adaptação dos sistemas automatizados de matrizes de frangos de corte, o mercado avícola brasileiro e a alimentação barata. O resultado é a garantia de sucesso!

Por Nick Denissen, 26 anos, estudante da Universidade de Ciências Aplicadas HAS Den Bosch the Netherlands, Administração de Empresas e do agronegócio, estagiário na Vencomatic do Brasil, Socorro (SP).