É visível a mudança nas pequenas propriedades do campo do Brasil, com a melhoria nas construções, estradas, infraestrutura, veículos, residências, etc. Tudo isso tem trazido uma maior satisfação e orgulho desta pessoa que geralmente se criou lá, pois estão adquirindo a dignidade e ocupando um papel fundamental na transformação do País.
A avicultura ou suinocultura estão presentes nesta transformação. Ocupando mais de 50% das propriedades com estes tipos de atividades, o papel de maiores geradores de renda, que gera uma receita mensal e maior estabilidade ao homem do campo – Nesta estatística, deixando de lado o fator climático, que sempre foi o mais crítico e traz a insegurança e desequilíbrio financeiro.
É importante estarmos atentos a estas mudanças, que devem mudar totalmente o perfil do homem do campo. Isto sem dúvida vai fazer com que o jovem veja a oportunidade de gerar no campo o resultado financeiro necessário, para criar a sua família e participar ativamente da sociedade com dignidade, sem precisar ir para as cidades em busca de um lugar ao sol.
Este público estará observando todas as mudanças do mercado e terá um nível de exigência muito maior, como a cobrança de políticas e subsídios direcionadas a eles. Ou seja, tudo o que tem impacto no seu dia a dia. Se falamos que o Brasil será a fazenda do mundo no futuro, nada mais justo do que valorizar e estimular o produtor – tanto financeiramente, quanto moralmente – para que isso se solidifique dia após dia.
Claudio Machado, especialista em Desenvolvimento Gerencial e Técnico Comercial da Vencomatic do Brasil.