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A fábrica: Local tem a atenção que merece? - Por Fernando Raizer

O ambiente de produção representa de 3% a 4% do custo geral dentro de uma empresa de ração. No entanto, local tem importância fundamental para a qualidade de produtos e merece a atenção do empresário.

A fábrica: Local tem a atenção que merece? - Por Fernando Raizer

Se tratando de fábricas industriais para a produção de grandes volumes de alimentos para suínos e aves, o custo de produção da fábrica representa “apenas” de 3 a 4 % do custo total (ref: A. Klein). A baixa porcentagem, muitas vezes, leva a  uma percepção um tanto errônea da importância relativa da fábrica no contexto do custo total. É um fenômeno perfeitamente natural para a direção da empresa – aquilo que mais sangra o caixa e tem maior repercussão no custo final acaba recebendo quase toda a atenção, como é o caso dos insumos. No entanto, se considerarmos que pelo menos 75-80% do custo total da produção passa por dentro da fábrica, convém olharmos melhor o que os ditos 4 % significam.

A pura verdade é esta: Se qualquer coisa de errado ocorrer no processo de fabricação, não há nutricionista, veterinário ou especialista em manejo que consiga consertar o erro posteriormente  no campo.

Fatos:
A produção fabril começa no projeto da fabrica. Um projeto mal feito gera uma operação ineficiente, e muito pouco se pode fazer com as boas práticas de gerenciamento para reverter essa situação no futuro.

Não vamos abordar aqui o chamado “dever de casa” quando se elabora um projeto de fabrica. Mas, vamos partir da premissa que você já pegou o bonde andando e depende de uma operação fabril que necessita urgentemente de mais manutenção. Ou seja, precisa de gastos para adequação às Boas Práticas, de uma nova e mais eficiente automação, de melhores controles e de um ou outro investimento para possibilitar melhores resultados no campo.

Sem querer transmitir receitas simplistas, mas me arriscando um pouco:

1. A primeira coisa que você tem que realmente mudar é o seu modo de pensar. Somente isso vai influenciar as suas atitudes, dos seus subordinados e a Diretoria. Repita toda noite antes de dormir, e pelo menos mais 10 vezes por dia:
“80% do custo total de produção passa por dentro da fábrica –  o que fazemos aqui dentro se reflete diretamente nos resultados do campo – a fábrica é importante!!”

2. A  partir do momento que você estiver seguro que está realmente pensando desse modo, certifique-se que o seu pessoal está pensando da mesma forma- isso vale desde o Controle de Qualidade até o pessoal da Limpeza. Nesse momento começarão à surgir as atitudes pró ativas que mudam situações de impasse. 

3. Pare de choramingar e seja profissional. Se você precisa de mais verbas para manutenção, demonstre isso através de planos para reduzir horas paradas  que geram mal serviço ao campo. Mostre com controles bem feitos que o custo progressivo para o conserto de um determinado equipamento já ultrapassou o ponto de substituição por um novo.  
A Diretoria as vezes pode parecer insensível, mas não é burra. Cabe a você , e só a você vender o peixe da maneira correta. No frigir dos ovos, todos nós somos vendedores e vendemos principalmente ideias. Insista!

4. Exija o mesmo profissionalismo  daqueles que se reportam a você. Um Supervisor de Manutenção que não sabe explicar porque gasta tanto em determinada área ou em equipamento , então não merece essa posição.  Esteja cercado de gente competente , pois em ultima análise  a sua Equipe é quem determina o que você é.

5. Não trabalhe apagando fogo , na base do quebra /conserta/despede/contrata.
Mesmo que não seja exigido isso de você , faça um orçamento ( budget) de gastos  anual detalhado por mês, desde Manutenção até Despesas Gerais de Fabrica.

6. Tenha no Nutricionista/ Formulador um aliado. Você vai precisar do endosso formal dele para justificar uma melhoria em um processo térmico , um novo tipo de matriz para a peletizadora ,  um novo e mais eficiente tipo de martelo revestido para a moagem  que contribua  para o DGM adequado, um adicionador de líquidos, etc.

7. Use aquilo que os outros tem de melhor – você não é especialista em tudo. No Programa de Treinamento dos seus funcionários (você tem um programa, correto?), peça ajuda do nutricionista nas palestras aos operadores, convide o pessoal que gerencia  o manejo, use consultores que são disponibilizados por fornecedores de premix, aminoácidos, vacinas, acidificantes…

8. Se você ainda não sabe, aprenda imediatamente a fazer um calculo de retorno de investimento, uma rede PERT, uma análise de problemas. Mantenha-se atualizado com cursos, congressos e tudo o mais que possa contribuir para o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da sua Equipe. Principalmente: Multiplique para o seu time o que você está aprendendo.

Para qualquer coisa que custe dinheiro, ao fazer a solicitação encaminhe junto uma planilha com o benefício esperado, e o seu compromisso que aquilo vai acontecer.
Na falta de grandes taxas de retorno sobre o investimento, justifique o que a fabrica precisa embasado na argumentação da GARANTIA DA QUALIDADE – e faça isso de uma maneira formal, com pelo menos uma ANÁLISE SENSITIVA bem feita.
Use os dados disponíveis sobre conversão e GPD para embasar as suas solicitações . Transforme isso em kg de carne e depois em Reais – fale a linguagem da Diretoria.
Quando falar em oportunidades de redução de custo, tenha o cuidado de expressar isso em R$ / ano.

9. Especial atenção para a Saúde e Segurança dos seus funcionários.
Gastos para eliminar ou reduzir condições inseguras e insalubres são obrigação do empregador, e você como Gerente tem responsabilidade civil e criminal quanto a isso.
Seja gentil porem firme contra orientações que induzam cortes de gastos naquilo que é básico. Já vi operações cortando despesas com máscaras contra pó e lubrificantes para as máquinas, por incrível que isso possa parecer.

Se você já está fazendo tudo isso,  temos a certeza de que vai conseguir apoio para o que a fábrica necessita.

SUCESSO!

Fernando Raizer é sócio-Diretor da Raizer Consultoria e Treinamentos Ltda, empresa estabelecida há 10 anos em Campinas (SP)
E-mail :
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