Há poucos dias foi publicada no site da Avicultura Industrial declaração do presidente da Ubabef, Francisco Turra, a respeito dos esforços para maximizar a agregação de valor nas exportações.
Noticiava que a entidade está promovendo estudos estratégicos, em parceria com a APEX, através de um núcleo de inteligência, com vistas ao aumento das vendas de produtos processados ao mercado externo, pois os mesmos atualmente correspondem a apenas 5% do volume comercializado, contra 55% de frango em cortes e 35% do produto inteiro.
Demonstrava mais, que enquanto o Paraná exporta o maior volume – 28,7% – Santa Catarina, em função do processamento, consegue a maior receita.
O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos – Mário Lanznaster – será um dos debatedores do 5º Fórum Nacional do Milho que ocorrerá no dia 4 de março, das 14 às 16 horas, no auditório Central da Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS).
Mencionado evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rural ensejando a interação não apenas dos presentes, mas dos telespectadores.
O outro debatedor, Nelson Piccoli, da Aprosoja – MT – demonstrará a outra face: a difícel locomoção dos elevados excedentes produzidos naquele estado.
O consultor Carlos Cogo fará a palestra inicial demonstrando a situação brasileira e mundial com referência à produção e ao mercado de milho.
O Secretário de Política Agrícola do MAPA Neri Geller falará sobre os projetos governamentais e as práticas imediatas para o setor.
O Ministro Mendes Ribeiro Filho estará presente a solenidade de abertura do evento.
Você, leitor, também terá a oportunidade de opinar através da transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
Por Odacir Klein, advogado e profissional da área contábil. É sócio da Klein & Associados e coordenador do Fórum Nacional do Milho.
www.forumdomilho.com.br