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Agronegócios 2.0 e Comércio Eletrônico - por Vinícius Dias

A cada dia, empresas nascem ou renascem, com novos modelos de negócios focados para web. Leia artigo.

Agronegócios 2.0 e Comércio Eletrônico  - por Vinícius Dias

Olá, Amigos 2.0! 

Gostaria de agradecer a todos que enviaram e-mails e comentários nas redes sociais sobre o recente artigo intitulado “Apocalipse Zumbi e Marketing Digital no Agronegócio“. Venho também compartilhar um podcast, onde tive a oportunidade de explanar ainda mais o assunto com a galera da Rádio Estrada Afora. O link está no final deste texto.

No podcast, comentei sobre ações inovadoras em e-commerce, uma forma de alavancar ou até mesmo fortalecer a imagem da marca, produto ou serviço. Entretanto, é preciso montar um planejamento ousado, investir em profissionais ou até mesmo buscar no mercado, tendo como objetivo novos negócios com foco em novos canais de venda, pois o consumidor está em múltiplos canais. 

Tive a oportunidade recente de conversar com German Quiroga, CEO da segunda maior empresa de comércio eletrônico do Brasil, a Nova Pontocom, criada a partir da associação entre o grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia. Além disso, o CEO estruturou e implantou a loja, Americanas.com, que atualmente está ligada ao grupo B2W, líder no segmento de comercio eletrônico no Brasil, que contempla Submarino e ShopTime. Além do bate-papo descontraído fiz duas perguntas:

1º Qual a percepção dos grandes players do varejo sobre e-commerce e agronegócio?
CEO:
O Agronegócio é um mercado em constante expansão e muito interessante para atuar, porém é muito sazonal e se torna um pouco complexo. O fato é que precisamos olhar e compreender melhor esse setor. 

2º Qual o perfil do gerente de e-commerce?

CEO: Considero importante um profissional que entenda de logística, produção, visão estratégica, marketing digital e, o fundamental, que entenda o consumidor. 

Lembrei-me de uma campanha que ocorreu no finalzinho de 2011, em que foco foi à experiência do usuário em um novo ponto de venda. O ambiente é totalmente propicio, porém um pouco inusitado, ou seja, em vez de o consumidor ir até o produto, o produto vai até o consumidor, fazendo parte do seu dia-a-dia. Além disso, a campanha mostra uma tendência que é pouco explorada no Brasil, uso de QrCode, ou melhor, MCommerce.

Acesse este vídeo

A cada dia, empresas nascem ou renascem, com novos modelos de negócios focados para web. Foi nesse estilo que surgiram os sites de compras coletivas como Peixe Urbano, que há três anos fatura bilhões, e a Netshoes, loja virtual especializada em artigos esportivos que antes de entrar no comércio eletrônico tinha uma loja física e hoje, atua somente no virtual, com faturamento de milhões. Sendo assim, não deixem de inovar. É preciso cultivar novas experiências e, acima de tudo, investir em tecnologia e tornar a empresa digital, pois não dá para ficar esperando.

Portanto, vejam bem! Não estou dizendo que a pessoa deva fechar a sua loja e investir somente em e-commerce; digo que é preciso olhar mais “horizontal”, é preciso reavaliar qual o futuro do seu negócio e que seu cliente de ontem talvez não seja o mesmo do amanhã. Cultive comigo!

Podcast Apocalipse Zumbi e Marketing Digital no Agronegócio 

Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Atualmente trabalha na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na de assessoria de comunicação responsável pela área de Marketing Digital.
Contato:
http://meadiciona.com/cavdias