Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Comparativo entre galpões - Por Bruno Pimenta

Neste mês, nosso colaborador faz um estudo de caso, comparando o funcionamento de um galpão nebulizado versus um galpão com pad cooling. Veja as melhores formas de resfriação do ambiente de um aviário.

Discute-se muito sobre as melhores formas de resfriarmos o ambiente de um aviário. A necessidade de aumento de produtividade é mandatória no que diz respeito aos diferenciais competitivos de uma empresa. Sempre em busca de melhores resultados nos lotes de frango de corte, faz-se necessário buscar soluções adequadas para propiciarmos um melhor retorno financeiro da atividade.

 Um dos grandes gargalos para o aumento da eficiência produtiva em frangos de corte é exatamente proporcionar conforto térmico as aves, o que pode ser conseguido valendo-se de equipamentos de resfriamento evaporativo.

Existem diversas formas de realizar resfriamento evaporativo em um aviário, desde a utilização de nebulizadores de água de alta e baixa pressão até a instalação de paineis evaporativos derivados de fibras de celulose (pad cooling).

Três Barras do Paraná é um dos muitos municípios brasileiros sustentados pelo agronegócio. Nesta cidade foi realizado um estudo comparativo entre os resultados de um galpão avícola que utiliza nebulização de baixa pressão e outro que utiliza apenas pad cooling.

O pad cooling é um sistema de resfriamento totalmente integrado, desenvolvido para resolver problemas de temperatura e umidade em ambientes controlados, de maneira fácil e rápida. A água é bombeada até o topo do meio evaporativo e distribuída por meio de tubulação perfurada, garantindo que toda superfície do painel se mantenha úmida, visando o maior contato possível do ar com a água. A evaporação da água retira calor do ar enquanto este é resfriado e umidificado.

Os painéis são construídos com materiais altamente adsorventes. Tanto as folhas corrugadas quanto o adesivo que as mantém coladas auxiliam a permeabilidade do meio. O processo de evaporação gera ar úmido, livre de poluição, minerais e bactérias.

Foram acompanhados os resultados dos lotes desde a instalação do pad cooling em um dos galpões avícolas. Os resultados dos lotes demonstram a eficiência superior do pad cooling em relação à nebulização quando se deseja realizar o controle térmico no interior dos galpões avícolas (tabela 1). 

 

Pode-se observar na tabela 1 que o pad cooling proporcionou um pagamento por lote maior que 10% e uma mortalidade 10% menor em relação ao galpão com nebulização. É importante ressaltar que os lotes são contemporâneos, ou seja, as aves foram alojadas e desalojadas nos mesmo dias. Houve também uma melhora na conversão alimentar, bem como no ganho de peso diário.

A nebulização de alta e baixa pressão e o pad cooling são sistemas que se valem da evaporação da água para diminuir a temperatura do ar. A diferença de resultados está centrada na eficiência de cada sistema; 40-50% na nebulização e 70% no pad cooling. Neste último é possível controlar a eficiência de resfriamento alterando-se as características do painel.

Outras vantagens do resfriamento através de paineis de celulose estão relacionadas ao baixo consumo de energia e água, sendo que o sistema repõe apenas a água que foi evaporada no processo. Ressalta-se que os dados apresentados são apenas uma comparação entre médias e não sofrem tratamento estatístico.

Bruno da Silva Pimenta ([email protected]) é medico veterinário e vendedor técnico da Munters Brasil