Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Competição com competência gerando competitividade na avicultura- Por Cláudio Machado

Competições dentro do setor avícola são fundamentais para o País ser competitivo. Não é a toa que o Brasil está figurado com os melhores resultados do mundo.

A competição na nossa atividade é fundamental para sermos competitivos, pois a quantidade de variáveis sejam elas climáticas, culturais e genéticas são tantas, que fazem com que quando achamos que estamos no topo, logo descobrimos que outros locais ou empresas, estão com indicadores bem superiores aos conseguidos por nós, porém, é isso que nos move e faz com que hoje tenhamos ou estejamos entre os melhores resultados do mundo e com um custo de produção extremamente competitivo.

Estamos saindo de uma grande crise, pela qual tivemos fatos até pouco tempo inimaginável na avicultura brasileira, porem observo uma dificuldade muito grande por parte, tanto de profissionais, quanto de empresas, em definirem qual será o próximo passo, pois a quantidade de opções e variáveis pode assustar um pouco.

Este é um momento de transição de tecnologia, pois está muito claro, que precisamos dar alguns passos até pouco tempo desnecessários na nossa atividade, sabemos que a mão de obra e algumas matérias primas, estão cada dia mais escassos e isso nos leva a ter que tomar decisões e andar mais rápido, para não ficarmos para trás.

Ter cautela neste momento pode ser a melhor receita para a tomada de decisão, porem é preciso saber ou definir um prazo para isso, pois têm profissionais e empresas tão cautelosas, que estão estagnados no mesmo lugar há muito tempo e não conseguem se mover para lado algum, é preciso entender que o sucesso acontece por tentativa, porem o risco é fundamental, para o crescimento da atividade e o amadurecimento das decisões.

Cabem as empresas e profissionais investirem mais, buscando novas tecnologias e se abrirem para esse novo mundo cheio de opções, onde é preciso se aliar a pessoas e empresas sérias, com história, caso contrário, gastamos tempo e dinheiro e quando chegamos onde almejamos, é tarde demais, pois o outro já andou mais.   

Precisamos ser competitivos cada dia mais para conseguirmos participar deste jogo, pelo qual nos desafia diariamente, porem precisamos jogar com seriedade, ou seja, se especializando através de pesquisa, estudo e viagens, para que a palavra competitividade, não seja confundida ou traduzida por uma competição desleal entre profissionais e empresas, pois em muitos momentos buscam o seu sucesso, com o insucesso do outro, isto momentaneamente traz o sucesso, porem, com a velocidade em que as coisas acontecem, o mesmo não é duradouro, geralmente é desastroso, em função de não ter base sólida nas ações.

Claudio Machado, especialista em Desenvolvimento Gerencial e Poultry Specialist da Vencomatic mundial.