O McDonalds e um exigente cliente da indústria avícola! Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim. Para nós, esse famoso jingle representa a deliciosa entrega à gula. No entanto, representa trabalho, afinal, a companhia é uma das maiores empregadoras privadas do País, com alto investimento em treinamento, oferecendo maior número de oportunidades de primeiro emprego no Brasil (atendentes, 67% estão no seu primeiro emprego). A rede é a que mais emprega adolescentes: 87% dos atendentes têm menos de 21 anos. Para chegar com sucesso nesses números, ela desenvolveu um sistema de gestão de desempenho focado em comportamentos e competências, o que garante o desenvolvimento de talentos na liderança capazes de dirigir com sucesso o negócio atual e, no futuro, reforçar a filosofia de construir uma organização de alta performance, mantendo o foco na gestão de pessoas e no desenvolvimento de talentos.
As políticas de recursos humanos (RH) do McDonald’s, com lista de comportamentos e competências esperadas pelos funcionários, podem ser extensivas à avicultura, sendo que no último seminário da Facta o amigo, colega e renomado profissional, Dr. Paulo César Martins, hoje, na Empresa Desvet, me questionou como administrar bem o tempo. Respondi, de bate pronto, que para isso seria necessário ter um bom time, valendo-se das características objetivadas pelo McDonalds, possibilitando o processo de delegação aos executivos para abrirem mão da centralização e, consequentemente, tendo mais tempo no exercício da sua função, com sucesso:
Comportamentos:
• comunicar-se com eficiência – na fala, gestos, postura, vestimenta, na escrita;
• estabelecer objetivos claros e ter responsabilidade pelos resultados – o que eu quero da minha vida e o que eu preciso para obter isso;
• estar aberto a mudanças, criatividade e inovações, inclusive a críticas (construtivas) de colegas e amigos,
• possuir foco estratégico – onde eu quero chegar daqui a 5 ou 10 anos;
• promover o treinamento e a valorização das pessoas, inclusive para você próprio, e;
• ter uma atuação centrada no melhor interesse do sistema e do coletivo, às vezes abrindo mão, inclusive, de interesses individuais para ganhar no todo.
Competências:
• ser autoconfiante, sempre mantendo sua autoestima elevada, pois Deus nos reservou o melhor na vida e temos que usufruir desse melhor nos respeitando e respeitando colegas, familiares, amigos e seres humanos em geral, independente de crenças, valores, raça e cultura;
• desenvolver pessoas para o bem sempre;
• eliminar barreiras e/ou preconceitos;
• energizar a equipe para todos saírem ganhando;
• entender outras pessoas, administrando diferenças, pois precisamos de todos os estilos numa relação particular ou profissional;
• fazer o melhor por si e pela coletividade onde atua;
• focar a venda – nos vendemos sempre, independente da parte comercial, ou seja, vendemos nossa imagem, ideias, produtos, tecnologias, e;
• garantir a satisfação do cliente em qualquer dessas vendas efetuadas;
• trabalhar em equipe e pela equipe.
Dr. Paulo César e colegas; para avaliar funcionários, o McDonalds trabalha a “mesa-redonda”: um fórum no qual gestores, clientes internos e RH avaliam desempenho e possibilidade de promoção de colaboradores, com isso, padronizou-se critérios, escalas de avaliação, reduzindo discrepâncias e tornando o processo justo, possibilitando ouvir diferentes visões sobre o desempenho demonstrado pelo funcionário. É uma oportunidade única para os gestores da mesma ou de outra área conhecerem o desempenho e o potencial de outros funcionários, que não sejam seus subordinados diretos. Estabeleça um sistema de gestão de desempenho em sua empresa, definindo quais comportamentos e competências você espera de seus colaboradores. Além de facilitar a avaliação, isso possibilita que seus funcionários saibam exatamente o que se espera deles em suas funções e os resultados não demorarão a aparecer, além de sobrar mais tempo a todos com o processo de delegação sendo implementado.
Por Valter Bampi, médico veterinário e executivo avícola