Valter Bampi, Méd. Veterinário e Executivo do Grupo Big Frango
Gerenciar o Agronegócio – Complexo avícola é um exemplo: exige conhecimento, habilidade e intercâmbio em múltiplas áreas de atuação, objetivando resultados satisfatórios na organização. A liderança para obter esse sucesso nessas operações é o que diferencia empresas na crise, como a que enfrentamos desde setembro passado, e nos desafios presentes e futuros que, sempre, iremos ter.
Harmonia, confiança, relacionamento, respeito, responsabilidade, autocontrole, dinamicidade, agilidade, tolerância, disciplina, paciência, sustentabilidade, parcerias, eficácia, hábitos, mídia, equilíbrio (razão/emoção, físico/saúde, espiritual/financeiro), resiliência e reconhecimento devem ser usados em companhias prosperas, as diferenciando das fracassadas no relacionamento com acionistas, clientes, comunidade e colaboradores.
No livro “O Segredo”, a autora Rhonda Bryne coloca a Visualização ou Visão, Gratidão e a Lei da Atração para chegarmos às metas em nossas vidas. Para grupos empresariais não é diferente. Portanto, ela cita que devemos sempre imaginar e pronunciar as duas seguintes frases: 1 – Meu desejo é uma ordem, e, 2 – Devo pedir, acreditar e receber; sendo as duas referências a um planejamento com as etapas bem definidas: de planejar, checar, ações corretivas e revisão desses planos caso as oportunidades ou ameaças apareçam, analisando curtos, médios e longos prazos nesses planejamentos. Isso ocorreu na crise com a falta de crédito, problemas de países importadores em recessão, adequação de oferta e demanda no mercado interno e externo, dentre outros.
-Felicidade é o efeito desejado por todos, seja na vida pessoal ou profissional. No agronegócio a interação de mercado, indústria, produção de matéria-prima através de produtores rurais integrados as agroindústrias, nutrição, bem-estar, controles sanitários e de qualidade passam pela relação de pessoas ou profissionais preparados ou não por essas organizações na conquista desse resultado desejável, ou, a felicidade. Portanto, a liderança ou gestão em planos de capacitação continuará e sempre será um tema importante em ambientes de crises ou de criações de oportunidades.