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Inserção no Agronegócio 2.0 - Por Vinícius Dias

Abordagem sobre instituições e empresas que utilizam o Agronegócio 2.0 como instrumento de informação e interação com seus seguidores. Ferramentas como Twitter e Facebook auxiliam a divulgação de informações.

Como prometido o tema do mês é falar sobre cases ou estudo de casos de instituições e empresas que utilizam o Agronegócio 2.0, não só como instrumento de informação, mas de interação com seus seguidores, membros de comunidades e etc.

Hoje vou abordar o twitter da Secretaria de Agricultura, sendo este, pioneiro dentro do Governo do Estado de São Paulo a cultivar novas experiências. Além disso, darei algumas dicas de como integrar ações do twitter para o Facebook e também disponibilizarei uma pesquisa que realizamos sobre o perfil dos usuários da Secretaria nas redes sociais.

Sabemos que o twitter é uma rede social baseada em mensagens instantâneas curtas, que tem sido muito utilizada, por diversas empresas dos mais variados segmentos. Aqui na Secretaria de Agricultura (SAA/SP) o twitter tem sido muito utilizado não só para postagens de matérias jornalísticas. Visamos a interação com o usuário em tempo real, fazendo Quizzes – um desafio aos seguidores.

O Twitter @agriculturasp foi “adotado” pela Secretaria no início de maio de 2009 e já conta com mais de 3.400 seguidores e já impactou 560 mil pessoas. Percebi que era possível comunicar os fatos da Secretaria mesmo para quem ainda não está em rede, por exemplo, por meio de filhos de agricultores que podem se tornar agentes multiplicadores, ou mesmo do público em geral, que desconhece o que é feito aqui.

Aparentemente pode ser pouco, porém, estamos falando de pequenos e médios produtores que buscam prestação de serviço e produtos ofertados pela agricultura de São Paulo.

No entanto, esse processo só foi possível pois diversas áreas de comunicação da Pasta participaram de uma gestão de conhecimento sobre Web 2.0. Eles entenderam a importância de um canal especifico para falar sobre as ações da Secretaria de Agricultura. Isso fez com que diversos profissionais de comunicação e pesquisadores somassem ainda mais os serviços da SAA/SP, tornando possível, por exemplo, fechar matérias com grandes canais de TV, rádios, revistas e jornais e também receber convites de universidade e faculdades para ministrar palestras sobre Marketing Digital e Redes Sociais no Agronegócio. Foi possível até a venda de touros pelo twitter!

Portanto, planejar, entender, entreter é um dos passos que devem ser freneticamente discutidos, não só por profissionais de comunicação. A gestão de conhecimento é fundamental para futuras ações que potencializam a integração entre diversos departamentos.

Ah, sempre citam uma frase básica quando participo de palestras ou debates por parte dos espectadores:  “Vocês conseguem porquê são do governo e têm que prestar serviço”.

Eu respondo: “Sim, concordo, isso é dever do Estado – prestar serviço ao cidadão e ter transparência. Assim como uma padaria do Rio de Janeiro alavancou suas vendas informando apenas que tem pãozinho quentinho, saindo agora, pelo twitter. Ou uma outra padaria de Londrina que instalou um aparelho sem fio em sua cozinha, batizado de BakerTweet, que automaticamente publica no Twitter os novos croissants que acabam de ficar prontos. Resumindo, não basta fazer propaganda se você nem se relaciona com seu publico ou não faz parte da experiência de vida dele”.

No próximo encontro falarei mais sobre cases de twitter focando ações de outras empresas de agronegócio, mande sua sugestão de pauta vamos somar essa discussão.

Cultive comigo!

Segue o link da pesquisa que realizamos sobre o perfil de usuários em redes sociais na área de agronegócio:  http://migre.me/56gfR

Para integrar suas tuitadas para o Facebook minha sugestão é tweetdeck: http://www.tweetdeck.com/

Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Atualmente trabalha na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na de assessoria de comunicação responsável pela área de Marketing Digital.
Contato:
http://meadiciona.com/cavdias