Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Nós já chegamos?

<p>George Del Corral, vice-presidente de Contas Internacionais da Agri Stats, estreia coluna traçando um paralelo entre a crise internacional e a avicultura nos EUA.</p>

Eu me lembro quando nossos filhos eram pequenos e quando saímos em viagemn No momento da partida eles começavam a perguntar: “nós já chegamos?”. A antecipação de algo bom e excitante os fazia pensar que, de alguma forma, o tempo poderia ser “comprimido”, nos permitindo chegar de forma mais rápida.

De certa forma, nós fazemos a mesma coisa como adultos, especialmente quando queremos algo como o fim da atual crise mundial. Quando surge algum sinal positivo, muitos já pensam que a crise já acabou e que “dias ensolarados simplesmente estão ali na esquina”.

Os preços da carne de frango ainda não atingiram os níveis que nós pensamos que deveriam estar. Mas as exportações dos EUA estão mais fortes e os custos da ração devem atingir patamares aceitáveis. Por isso, muitos pensam que estamos vencendo a crise. Tal situação é reforçada quando olhamos para o relatório dos criadores avícolas em relação ao plantel, tanto os divulgados pelo USDA, como os que temos na Agri Stats, são positivos.

O relatório do USDA inclui pedigree, bisavós, avós e pais das aves primárias por plantel primário. Isto resulta em um número superestimado em relação ao número real do plantel colocado nos números da produção de corte dos Estados Unidos. A diferença é de 8% a 10%, porém as tendências reveladas ainda são bastante úteis.

Se olharmos para os dados que temos na Agri Stats para as aves contabilizadas nos últimos sete meses, e pré-datar o número que deve chegar ao mercado das galinhas contabilizadas, os resultados seguem as tendências do USDA para o mesmo período. Isto significa que o sistema de retenção dos criadores é real, e deve resultar em ovos para incubação, sendo, mais tarde, destinados para abastecimento interno neste ano e no próximo ano. Como sabemos muito bem, o aumento do abastecimento leva tempo, então, esta redução deve ajudar a situação dos preços.

Acredito que ainda não chegamos lá. Mas as perspectivas a curto prazo parecem ser o lado bom para o momento, definitivamente.

Dr. George Del Corral *
Vice-Presidente de Contas Internacionais
Agri Stats, Inc.

Veja o inventário semanal do frango congelado nos EUA. Clique aqui (arquivo em Inglês).

Tradução: Redação Avicultura Industrial

George fará, mensalmente, um comentário sobre mercado avícola com exclusividade para o site Avicultura Industrial. Ele será postado sempre próximo ao dia 20 de cada mês.