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Comentário Avícola

Paradigmas... Atitudes... Resiliência... Desafios do líder, sempre - por Valter Bampi

Paradigma é aquilo que acreditamos como verdade incontestável, tendo uma função: impor-nos limites! Você notou que as coisas mudam rapidamente?

Diretor Agropecuário da Big Frango
Diretor Agropecuário da Big Frango

Paradigma é aquilo que acreditamos como verdade incontestável, tendo uma função: impor-nos limites! Você notou que as coisas mudam rapidamente? Quantas coisas mudaram em sua vida nos últimos anos, meses, dias? Novo emprego, crise financeira, oportunidades, doenças, vitórias, alegrias, namoro, separação, casamento, tecnologias, complicações,… Única coisa que não muda é a mudança, mas não costumamos nos preparar para um mundo em constante mudança. O que nos impede de mudar é a falta de revisão das informações que herdamos sem contestar, influências em nossas vidas – família, escola, religião, ambiente de trabalho, amigos, sociedade, desafios de toda ordem – foram e são responsáveis por nos passar informações que raramente revisamos e que aceitamos como verdades incontestáveis: paradigmas. Paradigmas são benéficos, pois eles nos passam o conhecimento das antigas gerações, porem, se o mundo continua mudando, é importante que eles também mudem, portanto, o problema não é o paradigma, e sim a “Paralisia” de Paradigmas. Segue alguns paradigmas em negócios. qualidade de vida que foram quebrados nos últimos tempos, quem se adaptou a nova realidade transformou mudanças em oportunidades, sucesso e crescimento, já quem não revisou seus conceitos perdeu oportunidades e poderá estar em declínio.

Paradigma Antigo: Emprego não acabará no mundo X Novo Paradigma: Emprego mudou do empregado ao empregável (conceito de empregabilidade)

P. A: Empregados são subordinados X N. P: Empregados são parceiros, cooperadores, associados, colaboradores,…

P. A: Sem Carteira assinada não trabalho X N. P: Novos vínculos de trabalho em vigor

P. A.: Preciso ter idéias novas X N. P: Preciso inovar e escapar de idéias antigas

P. A: Se funcionou, está absoluto X N. P: Se funcionou, está obsoleto

P. A: Tudo se consegue resolvendo problemas X N. P: Tudo se consegue explorando oportunidades

P. A: Quem sabe mais, ganha mais X N. P: Quem sabe antes, ganha antes e mais

P. A: Currículo e tudo X N.P: Currículo não e tudo e a parte comportamental influi muito hoje

P.A: Saber fazer é mais importante X N. P: Fazer saber é mais importante

P. A: Empresa maior vence a menor X N.P: Empresa mais ágil vence a mais lenta

P.A: Importante é ter opinião forte X N. P: Importante é ser flexível, ser adaptável

P.A: Quem paga o salário é o patrão X N. P: Quem paga o salário é o cliente e vc retorna o investido pelo patrão

P.A: Fuja das ameaças X N. P: Transforme ameaças em oportunidades

P.A: Crise vai passar, Vai sim X N. P: Crise vai passar e depois vem outra pior, e preciso olhar a turbulência como coisa natural e transição são continua.

P.A: Conhecimento é Poder X N.P: Execução é Poder

P. A: Nosso lema é não aceitar devolução X N. P: Se o cliente não gostou, não houve negócio.

P.A: Gerente é o manda-chuva X N. P: Gerente é o facilitador, inspirador

P.A: Importante é planejar, organizar e controlar X N.P: Importante é influenciar, facilitar, motivar, ensinar, liderar

P.A: Controle: confiar é bom; conferir e melhor X N.P: Aumente sua expectativa a respeito do bom desempenho dos outros

P. A: Consumidor não perdoa o erro da empresa X N. P: Imperdoável ao consumidor não é o erro, mas a maneira como a empresa reage ao erro

P. A: Vender é falar persuasivamente X N.P: Vender é falar empaticamente

P.A: Vender é falar corretamente X N.P: Vender é ficar rouco de tanto ouvir

P.A: Concorrente não tem vez X N. P: Concorrente que não incomoda ainda não nasceu

P.A: Importante é ter argumentos poderosos X N.P: Importante é fidelizar clientes.

P A: Profissional que massageia o ego da Diretoria é promovido X N. P: Empresas estão deixando de ser paternalistas ou não sobreviverão. Do amadorismo ao profissionalismo.

P. A: Escola é um lugar X N. P: Escola também é CD, vídeo, a internet, videoconferência etc.

P.A: Cultura da malhação do corpo X N. P: Cultura da Mente sã para um corpo sano

Repense seu tempo, o dia continua com 24 horas, portanto, abandone velhos conceitos do tipo “o tempo passa” (quem passa é você, o tempo sempre fica), “o tempo voa” (o tempo tem velocidade constante, você que é lento, rápido, agitado, angustiado, estressado em razão do seu comportamento e atividades). Administre seu tempo na plenitude da sua eficácia, consagrando sua energia e esforço para meditar, estudar e desenvolver-se como um Ser Espiritual que você é e ai estará se preparando as Novas Mudanças. Atitude, erros, em vez de resolver defeitos ou efeitos, investigue antes, suas fontes para correção do mecanismo que os gerou, expressando de outro modo e mais eficaz do que resolver sintomas, mas descobrindo causas, não só se consertando o efeito indesejável, como, também, o rendimento geral do sistema. Metaforicamente, se você achou alguma coisa indevida nadando no seu prato de sopa, melhor do que removê-la é descobrir de onde veio e aprender com os erros, é necessário passar da sala de jantar para a cozinha. Quando se sente à vontade percorrendo esse caminho você então entende por que os japoneses afirmam que “um defeito é um valioso tesouro”. Resiliencia e outro conceito atual pela alta pressão dos negócios aos quais estamos inseridos e muitas vezes não atuamos nas causas e sim no efeito indesejável e na avicultura ou no agronegócio, muitas vezes, pensamos no curto prazo e esquecemos o planejamento de médio e longo prazo, atacando os efeitos e não as causas. Uma enfermidade no campo, alterando mortalidade, uma conversão alimentar alta nos resultados de campo, um peso indesejável por uma nutrição não equilibrada, uma baixa eclosão no incubatorio, uma produção de ovos aquém do padrão, uma baixa uniformidade, um rendimento não conforme na indústria e tantos outros exemplos que poderíamos citar do campo a mesa do consumidor, por descuido de avaliação e atacando o efeito e não eliminando a causa principal, esse problema nos acompanhará por muito tempo sem conseguirmos resolve-lo, definitivamente e por isso que se adequar aos tempos de lidar com gente, ser resiliente, quebrando ou mantendo paradigmas, procurando atacar causas fundamentais requer ao líder à grande capacidade de enfrentar melhor seus desafios.

Valter Bampi, médico veterinário, professor universitário e especialista avícola