Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Por um novo trator-aço! Mudanças na agricultura já! - Por José Annes Marinho

O Brasil acordou! O gigante acordou! Vozes, pessoas, familiares nas ruas clamando por mudanças, por melhores condições de vidas.

Por um novo trator-aço! Mudanças na agricultura já! - Por José Annes Marinho

O Brasil acordou! O gigante acordou! Vozes, pessoas, familiares nas ruas clamando por mudanças, por melhores condições de vidas, pedindo aos políticos brasileiros que trabalhem e legislem o seu povo. E agricultura o que fez? Onde estão nossos líderes para clamarem por mudanças? Não seria o momento para isso? Claramente é o momento certo, não dá mais para ficarmos com portos inacabados, com baixa capacidade de armazenamento para nossa produção, ferrovias sem prazo para o término, estradas inacabadas, disputas judiciais por posse de terras com índios, entre tantos outros problemas. Em uma análise mais grosseira, as cidades cansaram de esperar por soluções e nós, do campo, ainda estamos esperando, mas a sensação que fica é que poucos líderes do agronegócio estão lutando para que nossas condições também melhorem. Será que o campo não deveria unir-se as cidades para reivindicar necessidades? Recentemente, o plano de incentivo agrícola: “Plano Safra” foi lançado. Porém, novamente temos o recurso, mas não as pessoas preparadas nos bancos para fornecer os recursos aos produtores. Em 2012 ficaram nos banco nada menos que 40% dos recursos destinados ao setor agrícola. Vocês sabem por quê? Porque, infelizmente, para o governo: a agricultura ainda não é prioridade. Em 2013, se não fosse o setor Agro, certamente a inflação estaria muito maior. 

De fato, a história de um país se escreve com muita luta, com trabalho, com esforço de todos os brasileiros. Estamos cansados de promessas, de corrupção, precisamos de ações que tornem o Brasil realmente o país exportador de alimentos cada vez mais forte, um país de justiça para todos, com hospitais para todos, com estradas bem cuidadas, portos organizados, incentivos para produzir mais, acesso a tecnologia, educação de qualidade, segurança, todas estas reivindicações também fazem parte das pessoas que vivem no campo, em menores números, mas vivem e sentem os mesmos problemas que as cidades.

A busca incansável por melhorias no campo deve estar junto com as pessoas das cidades, como diziam nossos familiares “povo unido jamais será vencido”. O espírito de união toma conta dos brasileiros. Que o povo do campo una-se a esta causa que contagia, com suas ferramentas, os tratores. 

E que lembranças do passado passam por nossas mentes, nos tempos dos “caras pintadas”, que gerações dão as mãos para ajudar o seu próximo. Um sonho, a garra estampada em cada rosto dos brasileiros. Essa é nossa história, nosso momento, que o campo esteja presente e cobre melhorias junto com as cidades, sempre com respeito a todos. Por um Brasil melhor, justo e eficiente: é isso que precisamos, é nisso que devemos acreditar! Avante Brasil, o melhor está por vir!

Por José Annes Marinho
Engenheiro Agrônomo, Gerente de Educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal – Andef