Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Produção avícola sustentável no Brasil em 2010 e no futuro

<p>Projeções do USDA indicam o crescimento da produção de frango no Brasil e no mundo, mas o grande desafio envolve a adoção de estruturas ambientalmente corretas.</p>

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam uma produção global de carne de frangos em 2010 prevista em 73,738 milhões de toneladas. Nos últimos três anos, o Brasil produziu mais frango, sendo que em 2008 chegou a 11.033 milhões de toneladas. Porém, a expectativa para 2010 é um crescimento de 4% em relação a esse ano, podendo chegar a 11.420 milhões de toneladas. Na China, segundo maior produtor mundial, o ano de maior produção é 2009, com 12.100 milhões de toneladas (baseado em dados preliminares). A previsão do país para 2010 são de 12.500 milhões de toneladas de frango.

Os Estados Unidos, somente em 2008, produziu cerca de 16.561 milhões de toneladas. Em 2009, a produção caiu 581 mil de toneladas, porém, no próximo ano, o país deve produzir 16.222 milhões de toneladas. Os três países terão 54,3% da produção mundial em 2010. Destaque para Rússia, que deve aumentar sua produção em cerca de 70 mil toneladas. Irã e Argentina manterão a média anual de 1.600 milhão de toneladas, enquanto os países da União Européia poderão produzir 8.650 milhões de toneladas de frango in natura.

Esse cenário da avicultura brasileira foi conquistado nos últimos anos com a atuação firme das empresas privadas e com o apoio do Ministério da Agricultura, mas alguns pontos não devem ser esquecidos e outro, constantemente, deve ser lembrado, o que nos remete à avicultura com sustentabildade.

Como podemos definir essa avicultura sustentável? Atividade geradora de empregos da produção ao mercado, com cunho social por segurar o homem no campo e utilizando pouca área de terras, com atenção na preservação do meio ambiente, seja no campo e na área industrial. O subproduto dos aviários ajuda na melhoria da produtividade de cereais, diminuindo o uso de produtos químicos. Em relação ao alimento produzido e considerado o de menor custo entre as proteínas animais e com segurança alimentar em todo o processo, tendo controles privados e oficiais.

Desafios existem e numa atividade competitiva sempre haverá. Porém, o Ministério da Agricultura, na adoção de Instruções Normativas, que abrangem toda a cadeia em parceria com instituições representativas do setor, estuda a melhor forma para nos anteciparmos a eles como: manutenção do nosso “status” sanitário, relação com o meio ambiente, relação de parcerias e trabalho nas agroindústrias, crédito ao setor, segurança alimentar dentre outros.

Por Valter Bampi, médico veterinário e executivo avícola