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Comentário Avícola

Quem é o seu concorrente? - por Claudio Machado

Seja no trabalho, na empresa ou no comercio, constantemente ouvimos o argumento da concorrência para sermos desafiados e buscarmos motivação nas nossas equipes, isso sempre sendo usado de forma subjetiva, ou seja, sem muita clareza nas ações de cada um.

Seja no trabalho, na empresa ou no comercio, constantemente ouvimos o argumento da concorrência para sermos desafiados e buscarmos motivação nas nossas equipes, isso sempre sendo usado de forma subjetiva, ou seja, sem muita clareza nas ações de cada um.
Porém será que estamos realmente usamos isso de forma positiva para atingirmos resultados superiores em nossos processos?

Sinceramente eu acho que não!  O que vejo é uma briga de ego, onde cada um quer ser e saber mais que os outros, de forma que tudo o que o concorrente está fazendo de bom não serve para sua empresa, perdendo tempo e dinheiro e concluindo em pouco tempo de que usando a sua experiência e a forma do concorrente, pode se fazer diferente, que é o ponto chave para o sucesso de qualquer transição de idéias ou tecnologia.
Eu acredito que o principal concorrente está dentro das empresas, com culturas onde as pessoas estão trabalhando de forma que o seu concorrente é o seu colega ou a outra área, um individualismo bobo, que compromete a sua carreira e conseqüentemente a sua fonte pagadora, que deveria estar em primeiro plano em todos os casos.
Precisamos ser competitivos buscando constantemente comparativos com o restante do mercado, sem perder a essência da empresa, porem evoluindo com novas práticas e novas tecnologias.
O que estamos vendo é uma avalanche de conceitos sendo utilizados, para diferentes formas de gestão, definição de novas construções ou adequações de estruturas antigas, porem, neste momento cabem as empresas se unirem com pessoas e parceiras certas, com conceitos e idéias consolidadas para evitar aventura, em um momento onde a competição tende a aumentar os preços a se ajustar e as margens a diminuir e para suprirmos a necessidade financeira da nossa empresa, somente sendo muito competitivo e fazendo diferente.

Claudio Machado, especialista em Desenvolvimento Gerencial e Técnico Comercial da Vencomatic do Brasil.