Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Resíduos na avicultura

<p>Os desafios do gerenciamento de resíduos em granjas avícolas. Veja aqui as dicas e as opções de tratamentos descritas por Karolina Von Zuben Augusto.</p>

À medida que a indústria avícola continua a crescer e a se intensificar em áreas onde a produção de aves já é elevada, e onde a base de terra adequada para o uso dos seus resíduos na agricultura é limitada, aumenta-se a necessidade de gerenciamento de resíduos dentro das granjas.

Um projeto bem-sucedido de tratamento de resíduos gerados pelas granjas depende, num primeiro momento, de mecanismos institucionais de desenvolvimento para promoção da sua adoção por estes empreendimentos.

Por tal motivo, existem, atualmente, diversas frentes de pesquisas buscando conhecimentos e tecnologias inovadoras para o gerenciamento dos resíduos da produção avícola como um todo como: ações de caracterização para a escolha do tratamento, os fatores que nele interferem, armazenamento, transporte e comercialização do produto final.

Antes mesmo da escolha do tratamento são necessárias estratégias para caracterização da granja com informações sobre área disponível, localização da propriedade e demais atividades agrícolas ou zootécnicas.

A quantificação e caracterização da produção dos resíduos também são informações fundamentais no gerenciamento. Operações para remoção do esterco dos galpões, pré-tratamento, escolha do tratamento e o transporte são determinados pelos resultados desses estudos e análises. Os resíduos, que aqui se refere, são as dejeções ou esterco, a cama de frango, as aves mortas e os ovos quebrados (resíduos de classificadoras de ovos).

Tipos de tratamento de resíduos
Existem vários tipos de tratamento disponíveis aos produtores. A compostagem, a biodigestão anaeróbia, a desidratação (secagem) e a cogeração de energia são opções viáveis para os resíduos da avicultura.

Com a concentração das granjas em regiões com condições climáticas e de relevo diferentes dos ideais para grande parte das práticas agrícolas, o transporte dos resíduos ou do produto final é inevitável e depende das suas características, principalmente do teor de umidade.

O custo de deslocamento dos resíduos é um grande obstáculo frente ao uso mais eficiente desse recurso. Por isso, os tratamentos que reduzem o volume e o peso são muito indicados para tais condições.

Enfim, muitos outros aspectos devem ser considerados numa gestão adequada dos resíduos da avicultura, além dos aspectos técnico e ambiental do tratamento. Pesquisas voltadas ao meio ambiente zootécnico estão considerando estas variáveis e levando ao setor, alternativas que irão facilitar o emprego do gerenciamento de resíduos mesmo em pequenas propriedades.

Por Karolina Von Zuben Augusto – doutoranda em Engenharia Agrícola na Unicamp e assessora técnica em projetos de tratamento de dejetos e de aves mortas em granjas de frangos de corte e de postura comercial. Mais informações, escreva para [email protected]