Que a avicultura está passando por um momento delicado isso todos sabem e acompanham pelos jornais. Contudo, não podemos esquecer que é também a avicultura um dos pilares do agronegócio brasileiro e, por sua vez, o agronegócio brasileiro, é um dos elementos mais importantes da economia nacional.
O Paraná, o maior Estado produtor e exportador de frango do Brasil, enviou recentemente ao Governo Federais propostas com o objetivo de amenizar a crise. E é isso que precisamos focar. Essa organização, diplomacia e pulso forte dos profissionais do setor, seja na produção, na granja, na indústria e em toda a cadeia de fornecimento. Todos estão fazendo a sua parte e exigindo a parte que cabe aos governantes.
Sabemos que dentro do complexo de carnes brasileiro, a carne de frango é a atividade mais dinâmica e modernizada. Modernização feita com o objetivo de redução dos custos, aumento da produtividade e maior competitividade. É preciso lembrar também que a qualidade e profissionalismo que a avicultura brasileira encontra-se hoje é resultado de uma longa história de trabalho e dedicação. Muitos investimentos foram feitos em genética, em manejo, em nutrição, em pesquisa de aditivos, em tecnologia, em soluções ambientalmente corretas e em mão de obra. Essa é a receita.
No Brasil, de acordo com dados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a avicultura tem uma grande importância social, pois emprega mais de 4,5 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por quase 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, além de ser representada por dezenas de milhares de produtores integrados, centenas de empresas beneficiadoras, centenas de empresas fornecedoras de insumos e dezenas de empresas exportadoras.
Além das fronteiras, segundo informações do site Brazilian Chicken (Apex Brasil), são mais de 150 países que recebem em suas mesas a carne de aves brasileira. E uma informação que vale ressaltar e que não está nas estatísticas e que pode ser conferido por quem viaja com frequência: hoje o frango brasileiro é sinônimo de elevada qualidade nas gôndolas de outros países.
Enfim, o objetivo dessas palavras é transmitir a seguinte mensagem: Nenhuma crise é fácil de ser enfrentada, mas precisamos enfrentá-la com objetividade e colaboração, mantendo a postura que o setor avícola sempre teve ao longo da sua história de sucesso: foco, organização e muito trabalho!
Autor: Marcelo Huber, sócio diretor da Sanex Comércio e Indústria Veterinária (Curitiba/PR), empresa de aditivos para nutrição animal