Tenho palestrado em universidades e uma das afirmações que faço aos futuros profissionais é que, como executivos e líderes de equipe, contratamos pessoas pela competência e, muitas vezes, temos que demitir pelo comportamento. O nome sapiens sapiens vem da classificação biológica dos seres humanos e a espécie humana moderna é a Homo sapiens sapiens (do latim, homem duplamente sábio, racional). O profissional sábio condiciona a raciocinar com sabedoria e inteligência a serviço do crescimento de resultados incessantemente. Um mediano, medíocre, estando da média para baixo dos resultados maiores na empresa, se contenta com o fracasso regular, às vezes quebrado por eventuais conquistas de metas, ainda que incipientes ao objetivo global de sua empresa, usando sua competência como escudo, mas o comportamento não condiz com o foco do negocio.
O mercado avícola e o agronegocio clama por perfis sapiens, já que todos se enquadram nesta classe, mas alguns preferem usar a sua inteligência e criatividade ao mal, para justificar a incompetência, a falta de atitude e iniciativa. Pela antropologia, o ser humano se abastece de crenças e valores de sete em sete anos, em ciclos, menciono isso para que você reflita a dimensão destas crenças nos comportamentos e resultados entre as pessoas. O mundo se transforma a cada dia, mas alguns insistem em manter-se limitados, obsoletos, acomodados, na zona de conforto. No mundo de negócios, tão competitivo de hoje, sendo a avicultura um deles, tem gente que acredita ser mais importante o produto, que o cliente, agindo como futurólogo, em vez de estudar seu mercado. Tem vendedores e líderes que acham que vender é apenas atender, sem antes entender o cliente interno ou externo. Tirar pedidos é uma prática antiquada e fora de cogitação, tanto no mundo do varejo ou empresarial, mas ainda assim tem equipes sendo treinadas com receitas prontas, falas decoradas, argumentos manjados e nenhuma chance de pensarem no cliente, nas diferenças entre as pessoas e no jeito mais adequado de vender em cada caso ou situação a que são submetidos.
Se inteligência é um dom humano e divino, sejamos donos da sapiência que nos foi atribuída como característica para ser mais que a média, que os medíocres, reflita em sua vida alguns pontos:
– quanto tempo você não troca de carro, de roupa, imóvel, de …?
– quanto tempo você não faz um treinamento profissional?
– quanto tempo você não viaja ou sai com sua família?
– se você parar de trabalhar hoje, quanto tempo sobrevivera?
São perguntas materialistas? Pelo contrário, são perguntas para provocar, já que acho que o dinheiro vem primeiro que o sucesso e o trabalho.
Tem gente que vive a mesma vida durante anos, considerando seus sonhos quase impossíveis, por que fica reclamando, aceitando o mínimo, trabalhando com o mesmo desempenho. Muitos ficam frustrados por que não conseguem trocar de carro, viajar com a família, comprar sua casa, guardar dinheiro e principalmente, se colocar em sua agenda.
Um dia sua energia vai diminuir e se seu raciocínio não for altamente estratégico, inteligente e acima da média agora, pode ser tarde demais. Reflita se a sua área lhe comove, lhe traz paixão e realização, pois para mim não existe caminho melhor para se ter independência financeira, resultados extraordinários e muito sucesso do que gostar do que faz.
No entanto, poucos são convictos que podem vencer e por isso é que tenho que voltar a falar de crenças e valores, pois são estes fatores que determinam como a gente funciona. Você é aquilo que você acredita e seu comportamento depende de seu pensamento, de sua atitude e de como vem fazendo as coisas. Se algo limita você de acreditar que pode SER MAIS, mude isso praticando a ousadia de fazer, tentar, errar, aprender e fazer de novo até acertar. Não tema os erros, nem se limite pelos exemplos do passado. Nossos pais não tinham todas as explicações certas, muitas vezes, nos ensinaram a ver o mundo pelo ângulo limitado em que cresceram. Vá além, seja mais você, seja o melhor, esteja entre os 03 melhores pelo menos, independente da atividade que exerçamos, por exemplo, na avicultura técnico e/ou gerente com boas idéias resulta em resultados zootécnicos e econômicos favoráveis a empresa e a ele através do reconhecimento pelo mercado. Isso vale para todas as atividades em nosso meio, ou seja, inteligência a serviço do resultado, não da indolência e do comodismo.
Por Valter Bampi, médico veterinário e executivo avícola.