Autor: Jim Long Presidente da Genesus Genetics
Tradução: Fernando Ortiz Gerente de vendas Genesus em Ibero – América
28 Agosto, 2008
Redação (28/08/2008)- O mercado Iowa-Minnesota para suíno aumentou para 88.89 de sexta-feira passada (65¢/lb peso vivo), alcançando o mais alto preço desde o verão de 1990. Temos vivido como um milagre, devido à depressão do mercado que vivemos por meses com um alto preço do alimento e uma oferta transbordada de suínos no mercado, o que chegou a representar perdas de até $ 50 dólares por cabeça. Agora quando a oferta mundial de carne começa a declinar (de acordo ao que temos previsto nos últimos meses), a demanda da carne suína para exportação começa aumentar. Nas últimas 6 semanas tivemos um preço de 68.52 a 88.89, o que significa um lucro de $40 dólares por cabeça. Pelo lado do custo, o milho tem caído $2.00 o bushel e a soja $3.00 o bushel. O custo de colocar um suíno no mercado tem reduzido em $25 dólares por cabeça, $40.00 + $25.00 = $65.00 lucro por cabeça, tudo isto em seis semanas.
Graças a Deus, porque definitivamente nossa indústria suína necessitava de um respiro. A real e boa notícia é a quantidade de suínos que vamos levar ao mercado durante o primeiro semestre de 2009, a qual tem sido posta, biologicamente, fora do mercado. Haverá menos suínos devido à intensa liquidação realizada no Canadá, Estados Unidos e México. Suínos aproximando-se aos $0.90 dólares a libra se traduziram em, inclusive, melhores preços tendo em conta uma oferta mais reduzida no ano vindouro de 2009.
Outras Observações
· O volume de sacrifício de fêmeas foi de 72.000 cabeças para a semana passada. Mantém-se consistente a uma taxa de 10.000 mais que as mesmas semanas do ano passado, o que indica-nos que estamos vendo uma redução do fato reprodutivo norte-americano em umas 10.000 fêmeas reprodutivas por semana. Os preços das fêmeas na semana passada estiveram 10 centavos por libra menos que há um ano, enquanto isso o preço do suíno de mercado esteve 10 centavos por libra mais alto que o mesmo período de tempo, isto é uma categoria de 20 centavos/lb em um ano. Há quem diga que a liquidação tenha parado, nós não cremos. Estamos seguros que isto suceda quando as fêmeas custam 10 centavos/lb. por baixo do preço do mercado.
· Na primeira quinzena de julho, estavam comercializando leitões a $10.00 por cabeça. Desde então, com custo de produção mais econômico e com preço do suíno mais alto, estes preços tem aumentado a $30.00 USD/cabeça. Esperamos ver estes leitões a um preço entre $80 e $90 dólares por cabeça no próximo ano.
· A informação da Espanha nos deixa ver um mercado com preços para suínos de 110 kg perto dos $235.00 USD, com um custo de produção de aproximadamente $225.00 USD por cabeça. Por sua vez os produtores russos têm comentado que seu suíno de mercado de 110 kg está sendo vendido neste mercado por $360.00 por cabeça ou $3.27 /quilo, assim que não nos causa nenhuma surpresa quando escutamos que se está trazendo leitões dos Estados Unidos a Rússia a um preço de 80 Euros ($120.00 USD) por cabeça.
Mudança no Número de fêmeas na Europa
Mudança de porcentagem anual
Dinamarca -8%
França -3%
Alemanha -5%
Hungria -13%
Irlanda -5.3%
Holanda -6.5%
Polônia -20%
Espanha -8%
A União Européia (UE-27) tinha 15,03 milhões de fêmeas no começo de 2008. Para colocar em perspectiva isto é quase o dobro do total de fêmeas
do Canadá, Estados Unidos e México juntos. A tabela anterior mostra-nos as mudanças, recém publicadas, no número de fêmeas reprodutivas nestes países. Tem-se estimado que uns 9% destas fêmeas tem-se ido segundo os inventários de junho de 2008. Isto é aproximadamente 1,2 – 1,3 milhões de fêmeas a menos, ou dito em outras palavras a capacidade de produção de 20 milhões de suínos de mercado tem desaparecido, há alguma dúvida de porque tem aumentado a demanda de suínos norte americano?
· De outro lado a União Européia suspendeu o subsídio às exportações de carne de suíno. O programa vinha beneficiando os exportadores com 31.1 Euros por cada 100 kg de canal ($46.00 USD).
· O milho localizou-se nos $4.97 USD/bushel na sexta passada e a soja a $11.97 com tendência à baixa. Os cultivos têm gozado de excelente regime de chuvas e clima quente. Esperamos ver o milho do Sul a $4.00/bushel para o tempo de sua colheita.
· A incubação de ovos para frango tipo broiler caiu uns 3,5% no último ano segundo o reportado pelos Estados Unidos, como conseqüência dos altos custos dos alimentos. Isto é um recorde de 5,5 milhões de frangos por semana, colaborando também a uma melhora nos preços do suíno e a uma demanda menor de cereais para a produção de alimento.
· O governo americano não é muito amistoso com os produtores de proteína animal em seu país. A atual administração tem recusado a idéia de liberar uns 15 milhões de acérrimo de terra protegida para semear grãos. Mais tarde na semana da Agência de Proteção Meio Ambiental (EPA) tem recusado também a proposta para reduzir os subsídios ao etanol produzido a partir do milho e logo limitando a produção de grãos. Tudo isto se tem convertido em quase uma conspiração não somente contra os pecuaristas norte-americanos, se não contra o bolso dos cidadãos quem tem que pagar mais por seus alimentos para subsidiar um combustível que tem tido muito pouco apoio por parte dos ambientalistas e com muita pouca lógica econômica. As loucuras deste governo. O ponto é que se o governo estava convencido de que o etanol seria a solução ecológica e econômica a seus problemas, porque não oferece essas outras terras baldias para produzir a maior colheita de cereais na história? Isto está mais além de nossa compreensão.
Resumo
Os mais altos preços do suíno na história. A oferta doméstica e global de carne tem caído. Os preços do suíno terão uma significante alta em 2009. O furo que tem sido posto nos nossos negócios tem começado a preencher novamente.