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Comentário suíno

<p>Os maiores produtores de suíno. Leia, com exclusividade, a coluna desta quinta-feira.</p>

Redação (18/09/2008)- Os 20 maiores produtores de suínos dos Estados Unidos englobam aproximadamente 50% do total de toda a produção americana de suínos. Smithfield continua mantendo seu imenso domínio em produção. Há realmente pouca troca no número de matrizes comprometidas na produção total suína destas poderosas empresas do ano 2007 a 2008. Não podemos imaginar as grandes perdas que coletivamente este grupo suportou no ano passado. Tem sido tão difícil para eles como para todos nós, e os demais produtores. Não há mágica neste negócio. O preço do suíno é o preço do suíno e o preço do alimento é o preço do alimento. Eles tornaram-se grandes por seus recursos, e isto é parte da lei do negócio. Agora parece que qualquer “ganho” seria aos custos de liquidar operações existentes. Não há exatamente uma “febre do ouro” para construir novas instalações.

PORK POWERHOUSES 2008
20 maiores produtores de suínos dos EUA

2008
Rank
2007
Rank

Empresa / Sede

2008

2007

1

1

Smithfield Foods / Smithfield, VA
Mais 100.000 no México, 82.000 na Polônia, 37.000 na Romênia
Total Mundial de 1.239.000 suínos
1,020,000
(U.S)
1,027,000
(U.S)

2

2

Triumph Foods / St. Joseph, MO
Christensen Farms : 177.000 (menos 11.000), Hanor Company:
80.000 (sem alteração). New Fashion Pork: 52.000 (mais 500);
Eichelberger Farms: 30.000 (mais 4.500), Cooperativa dos Produtores
Aliados: 57.000 (menos 1.700)

396,000

403,700

3

3

Seaboard Foods / Shawnee Mission, KS
Sem alterações planejadas até o presente momento

213,600

213,600

4

4

Iowa Select Farms / Iowa Falls, IA
Suínos comprados da granja Whitestone Farms

160,000

150,000

5

6

The Pipestone System / Pipestone, MN
Planos para alcançar o crescimento lógico

143,600

135,600

6

5

Prestage Farms / Clinton, NC
Contruindo mais celeiros para desmames em Iowa

140,000

142,000

7

7

The Maschhoffs / Carlyle, IL
Comprou Blackjack Pork.

130,000

115,000

8

8

Cargill / Minneapolis, MN
Planos para reduzir um pouco do atrito normal

116,000

107,000

9

10

Maxwell Foods / Goldsboro, NC
Crescimento em Indiana

87,000

85,000

10

9

AMVC Management / Audubon, IA
Três instalações antigas fechadas. Nenhum plano de expansão

82,000

95,000

11

11

Tyson Foods / Springdale, AR

70,000

70,000

12

13

Progressive Swine Technology / Columbus, NE
Granja de 5.000 suínos foi extinta. Mas reconstituída em Setembro

55,200

55,200

13

12

Hormel Foods / Austin , MN
Vendido suínos na Califórnia e granjas alteradas para fechamento

54,000

63,000

14

14

Nebraska Pork Partners / Columbus , NE
Não há planos de mudança

50,000

50,000

15

15

Country View Family Farms / Hatfield, PA
Nenhum plano, nenhuma mudança, apenas realinhamento de algumas operações extintas

43,700

42,000

16

16

Wakefield Pork / Gaylord, MN

41,000

41,000

17

17

Holden Farms / Northfield, MN
Reconstruindo uma granja de suínos destruída pelo fogo

40,000

37,000

18

19

Texas Farm / Perryton, TX
Converteu unidades falidas em produção de suínos

39,000

34,000

19

n/a

TriOak Foods / Oakville, IA
Algumas granjas afetadas pelas inundações de Iowa

35,000

30,300

20

20

Coharie Farms /Clinton, NC
Fechou algumas granjas ineficientes

31,700

33,000

TOTAL Crescimento de 18,400 suínos 2,947,800 2,929,400

Os maiores produtores suínos do Canadá

Os cinco maiores produtores suínos canadenses têm diminuído seu potencial produtivo em uns 30% em 2008. Este é um claro reflexo das pressões econômicas causadas pelos altos preços do alimento, a reavaliação do dólar canadense e obviamente as perdas nas utilidades precisas. Big Sky tem a estabilidade do governo de Saskatchewan que derramou milhões neste ninho de ratos, enquanto isso a maioria dos produtores independentes que pagam impostos, tem tido que sair do negócio. É ridículo que um governo esteja na concorrência da produção suína contra seus próprios contribuintes. O governo de Saskatchewan havia anunciado seus planos de venda da Big Sky, e ainda o estamos esperando. Talvez o que devam fazer é fechar e admitir seus erros.

PORK POWERHOUSES 2008
05 maiores produtores de suínos no Canadá

2008
rank
2007
rank

Empresas / Sede

2008

2007

1

2

Hytek / LaBroquerie, MB
Expandiu para 66,000 suínos, mas perdeu 6,000 no incêndio

60,000

60,000

2

4

Big Sky Farms / Humboldt, SK
Ainda tem uma visão de crescimento produção de suínos em longo prazo

47,800

47,000

3

1

Maple Leaf Agri-Farms / Landmark, MB
Manterá este nível em 2009

44,000

80,395

4

3

The Puratone Corporation / Niverville, MB
30,000 suínos próprios e 10,000 contratados

40,000

53,000

5

5

Stomp Pork Farms / LeRoy, SK
Manterá este número por um longo futuro

15,000

40,000

TOTAL Perda de 73,595 suínos 206,800 280,395

Fonte: AgricultureOnline®

Demanda de suínos
Os economistas de Missouri informaram a semana passada que a demanda interna de suínos nos Estados Unidos caiu em uns 3.9% nos primeiros 6 meses de 2008. Afortunadamente as exportações estão salvando nossa pele.

É incrível como o frango e o peru têm aumentado sua demanda durante este ano, enquanto isso a carne de suíno tem diminuído. Nos Estados Unidos 1000 milhões de dólares foram investidos em 20 anos quando as cotas obrigatórias pelo suíno sacrificado prevaleceram (check off), e o consumo per capita de suíno não sofreu variações desde então, mantendo-se ao redor de 50 lbs. Do outro lado neste mesmo lapso as outras carnes como frango, boi e peru têm aumentado seu consumo.

Na maioria dos negócios um investimento desta magnitude que produz resultados negativos faria rodar cabeças imediatamente. O famoso programa do “A outra carne branca” tem sido um fiasco. Mil milhões de dólares desperdiçados. O consumo mundial de carne suína tem aumentado e temos, a nível global, uma porção de 46% do total das carnes, enquanto que nos Estados Unidos o consumo de suínos é menor que 25% com relação às demais carnes consumidas.

Sejamos claros, nós não somos contra o check off, mas tão pouco estamos a favor de gastar o dinheiro estupidamente. O programa de “a outra carne branca” repetidamente tem demonstrado sua ineficiência. Mudemos a estratégia do comércio, demitamos a agência publicitária. Vendamos o valor de nosso produto da mesma maneira que os exportadores têm conseguido fazer nos mercados internacionais. Uma queda no consumo doméstico não é boa para nosso negócio.

Nós, iguais a todos vocês, temos investido os recursos de nossas vidas nesta indústria. Esta é uma atividade fácil, todos nós sabemos. Todo esforço que façamos nos deve proporcionar valor. Pedimos uma melhor utilização do dinheiro de nosso check off para aumentar nosso consumo interno. Um bom comércio aumenta a demanda e todos sabemos que em nossa indústria há, por exemplo, embaladores que sabem muito bem do negócio de marketing e eles têm prosperado com suas estratégias de marketing entre outras coisas. Porque não propomos uma parceria com eles para ter pelo menos uma opção diferente? Mil milhões de dólares se foram e temos perdido participação no mercado. Necessitamos ver uma mudança este ano.

Maple Leaf
O problema do surto de listeria do qual tem sido acusado Maple Leaf Foods não é bom para toda nossa indústria, dentro e fora do Canadá. Agora o líder oficial da oposição do Canadá tem começado uma campanha em meio à tragédia. Maple Leaf e seu presidente Michael McCain encontram-se à frente do problema fazendo o melhor possível para dar solução o mais breve possível. Todos nós sabemos que quanto mais rápido se solucione o problema, melhor será para todos os produtores canadenses.

Mercado
A média do preço Iowa-Minnesota fechou sexta passada nos 74.23, o que é $6 dólares mais alto que a semana anterior. Essa é a direção correta do mercado, mas desafortunadamente os cortes no canal caíram doze avos ao dia consecutivo a 77.20 (estavam em 93.89). É muito difícil prever melhores tempos, quando sabemos que o sacrifício estacional está aumentando.

Afortunadamente os preços futuros continuam fortalecendo sua confiança no mercado, em outubro em 69.42 e dezembro 68.17. Ainda temos muito temor que semanas com sacrifícios de mais de 2 milhões 400 mil cabeças coloquem muita pressão nos preços do mercado.

Autor: Jim Long Presidente da Genesus Genetics
Tradução: Fernando Ortiz Gerente de vendas Genesus em Ibero-América
13 Setembro 2008

Colunas anteriores:

28/08/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=34911&tipo_tabela=negocios&categoria=economia
04/09/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=35123&tipo_tabela=negocios&categoria=economia
11/09/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=35290&tipo_tabela=negocios&categoria=economia