Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno: Preços do suíno reagem nos EUA

Em semana de bom desempenho, os preços do suíno aumentam $16 USD por cabeça nos Estados Unidos. Tendência, afirma Jim Long, é de que os preços voltem a subir nas próximas semanas. Confira a coluna.

Redação (12/03/2009)- Há uma semana os preços do mercado Iowa-Minnesota estavam em 54.21 – canal. Na sexta-feira passada, este mercado mediava em 62.08, um aumento de 14% ou em torno de $16 dólares por cabeça. Quem disse que os preços do suíno não podem dar um salto? Ao mercado saiu 2 milhões 228 mil cabeças na semana passada, praticamente a mesma quantidade registrada há um ano em idêntica semana do ano. Em março 2008 a média do preço – no canal – foi de 54.04 para esse mês e em maio do mesmo ano 2008 média 79.59.

Média dos preços mensais em 2008
Março 54.04
Abril 62.41
Maio 79.59

Não há dúvidas que para os meses vindouros vamos ter muito menos suínos para oferecer ao mercado, especialmente no mês de maio se comparar com o ano passado. Não podemos encontrar nenhum momento histórico em que uma queda na oferta de suíno não tenha vindo acompanhada com altos preços dos mesmos. Se você pode encontrar uma exceção, por favor, faça-nos saber, até agora ninguém nos reportou.

Outras observações

Na semana passada fomos convidados a assistir uma apresentação patrocinada por uma empresa do segmento de nutrição no Canadá e oferecida pelo Dr. Tim Loula do Centro de Veterinária Suína em St. Peters, Minnesota, a qual é uma das maiores clínicas veterinárias na América do Norte.

Ressaltamos seus pontos principias:

* O Dr. Loula exerceu sua profissão durante 25 anos e segundo ele nunca havia visto antes tantas instalações dedicadas ao engorde. Recentemente ele e alguns de seus colegas fizeram uma lista com nomes próprios de aproximadamente 500.000 espaços de engorde vazios.

* A vacina de circovirose melhorou os resultados de todo mundo, incluindo aqueles que nunca tiveram circovirose. Em sua opinião os efeitos da vacina contra a circovirose necessitam ser emparelhada com novas formulações nas rações alimentícias para todas as genéticas.

* Os resultados observados por Loula e seus colegas no uso de auto alimentadores nas gaiolas parideiras tem sobre passado todas as expectativas. São realmente excelentes e devemos adotar-los.

* Ele esteve na China em muitas oportunidades visitando granjas suínas. Disse que a falta de sistemas de bio segurança e o nível de doenças está além da compreensão humana. O Dr. Loula fez uma descrição de uma indústria suína chinesa que terá muitos desafios adiante para poder aumentar sua produtividade.

* Nas viagens realizadas pelo Dr. Loula à mais de 25 países tem chegado a conclusão que os melhores lugares para produzir suíno no mundo se encontram na América do Norte e no Brasil. Na semana passada o preço do suíno no Brasil esteve em torno dos 40 centavos por libra.

Recessão

Temos repetido nas últimas semanas que durante as recessões dos últimos quarenta anos, o preço do suíno alcançou altos planaltos. Por um erro involuntário não contemplamos uma grande recessão como foi a de 1990-1991, a qual inclui produzir melhores preços para o suíno.

Preços históricos de suínos nas últimas recessões

Preços

Altas anteriores no preço Altas históricas
1972 24.80
1973 – 1975 47.10
1981 – 1982 52.60
1990 – 1991 54.80

Durante as três últimas mais importantes recessões se alcançaram altas históricas nos preços do suíno. Não estamos dizendo que necessariamente vá ocorrer nesta recessão, mas é muito difícil dizer que não. Os consumidores comprovaram no passado que eles seguirão comprando suíno a preços recorde e disso não temos nenhuma dúvida.

Resumo

Em uma frente positiva, na semana passada registrou- se um aumento nos preços do suíno norte americano de $16 dólares por cabeça, e temos sinal de que mais do mesmo virá nas semanas vindouras. Previmos um preço de 90 centavos para os meses de verão do hemisfério norte.

Felizmente não temos visto o primeiro dado estatístico que nos mostre que o preço do suíno caia no momento de recessão econômica e estamos seguros que os bons preços começaram em breve e alcançaram novas altas históricas. O fornecimento doméstico de suíno começou a cair igual ao que está acontecendo globalmente também com a oferta de carne bovina e de frango. Em 2009 será o primeiro ano desde 1975 que as produções de frango, suíno e bovino vacinado estarão declinando ao mesmo tempo. No ano passado, março teve uma média de 54 centavos, maio 79 centavos e esperamos os 90 centavos aproximadamente. Mantenha-se sintonizado.

Autor: Jim Long Presidente da Genesus Genetics
Tradução: Fernando Ortiz Gerente de vendas Genesus em Ibero-América / Joice Miotto Gaiotto