Redação (11/12/2008)- Algumas observações
· Manitoba tem aproximadamente 370.000 matrizes e provavelmente tem a mais moderna infra-estrutura de produção em todo Canadá. Manitoba tem uma única empresa (muito moderna) com dois turnos no Canadá, a qual é apropriada por Maple Leaf Foods (aproximadamente 18.000 ao dia).
· Os produtores já têm o suficiente. As perdas financeiras do último ano e meio afetou muitos produtores, mas ainda há quem não tenha renunciado.
· Apesar de persistir algum pessimismo, existem alguns que podem apreciar a luz no final do túnel. A desvalorização do dólar canadense, custos da ração mais baixos e preços futuros do suíno mais elevados contribuem para um otimismo cauteloso.
· O último dos grandes liquidadores de matrizes em Manitoba, que anotamos em setembro, (aproximadamente 15.000 matrizes) está chegando ao seu fim. A maioria foram unidades de leitões, que por razões de preço nesse último ano se mostraram não rentáveis. Essas unidades pararão de enviar leitões aos Estados Unidos nas próximas semanas.
· Cremos que a maioria dos participantes do evento eram intermediários e compradores de leitões dos Estados Unidos, e ao parecer nas últimas semanas, fomos da abundância em leitões a um desabastecimento do produto. Incrível! Esta é uma mensagem de boas vindas para os suinocultores que deviam vender seus leitões em julho a $5.00 US.
· A súbita queda do dólar canadense está afetando os retornos dos produtores de suínos canadenses. Lembremos que no início de julho o dólar canadense se encontrava a par com o americano. Na sexta passada fechou a $0.79 US. Estes 26% de diferença estão ajudando não só os produtores senão aos embaladores canadenses ao fazer-lhes mais competitivos em frente a sua contraparte americana. É certa, a maioria dos custos estão em dólares canadenses, mas o preço de venda é baseado nos mercados dos Estados Unidos. Isto parará uma futura liquidação de matrizes no Canadá, mas não fará ressuscitar as 300.000 que já foram liquidadas.
· Alguns vendedores de equipamento nos diziam que nunca antes haviam visto um mercado tão lento como o de agora nos últimos 25 anos. Isto nos faz pensar que uma indústria que não tem liquidez em seu fluxo de caixa não está comprando equipamento a menos que seja absolutamente necessário.
· O mercado de exportação canadense de suíno também melhorou com a desvalorização do dólar canadense, o qual contribui para que o suíno gordo não migre até os EUA e que fique aqui para ser processado e exportado.
Mercado de Ração
Os preços dos cereais caíram consideravelmente. Estamos fazendo nosso ponto de equilíbrio novamente. Cremos que estes preços não irão mais para baixo de onde têm ido. Um pouco devido ao piso que os programas de milho/etanol têm colocado nos grãos. Perguntamos-nos quantos cultivadores de milho conseguiram vender sua colheita quando estavam os preços altos. Cremos que não muitos. Só foi uma lição mais na história do negócio das commodities. Havíamos previsto uma queda no preço do milho aos $4.00 US o bushel, mais nunca por baixo dos $3.00, cremos que nos faltou um pouco mais de otimismo.
Mercado Suíno
Perguntamo-nos em várias ocasiões se os baixos preços do alimento nos trouxeram o preço de $0.90 US/lb no canal do próximo verão. Resposta: para maio, junho e julho todos os suínos devem andar nos 90 dias ou mais de gestação. Não poderia haver mais suínos produzidos então, do que o marco de tempo biológico nos permita. É demasiado tarde para aumentar os números do suíno gordo para o verão de 2009.
Do lado da demanda, os EUA enviarão ao abate 2 milhões 373 mil suínos na semana passada e o preço dos cortes se manteve nos $60.24 US, muito suínos mas todavia bons preços para estes volumes. Este preço é mais alto que há um ano e é um reflexo do consumo doméstico e as exportações, as quais têm pesar de serem “afetadas” pela revolução do dólar em uns 20% se mantiveram fortes.
Estamos convencidos que o suíno chegará aos $0.90 US/lb no verão, não há nenhuma dúvida. As perdas de milhões de dólares no setor da indústria cárnea e a subseqüente queda da produção farão desta visão uma realidade.
Autor: Jim Long Presidente da Genesus Genetics
Tradução: Fernando Ortiz Gerente de vendas Genesus em Ibero-América