Como os leitores de longa data deste comentário sabem, temos pensado por muito tempo que, como uma indústria, o retorno que recebemos pela a nossa contribuição (mais de 1 bilhão de dólares) foi limitado pelo uso continuado do slogan “outra carne branca ” para carne de porco.
O programa “outra carne branca” tem sido usado por 25 anos. Nesse tempo, carne suína tem perdido sua fatia de mercado continuamente no mercado interno dos EUA. Um programa de publicidade que está associada à perda de mercado é um fracasso, e não um para ser comemorado. Cada vez que lemos que um dos lacaios economistas pagos oferece algum cálculo econômico fraco para mostrar que o programa “outra carne branca” trouxe um valor agregado de centenas de milhões de dólares, a nossa pressão arterial fica acima do normal. A redução de participação no mercado não se identifica com retorno econômico de uma campanha publicitária.
De uma perspectiva de marketing, nunca conseguimos compreender por que a carne suína, que tem um preço mais alto do que a de frango, iria querer se comparar à carne de frango. Nós nunca vimos o seguinte:
Mercedes Benz – “O outro Kia”
Saks 5th Avenue – “O outro Walmart”
O ponto é que a carne bovina (carne vermelha) vende pelo dobro do preço da carne de frango (carne branca). A carne suína é carne vermelha. A carne vermelha é um produto nobre.
A grande notícia, na nossa perspectiva, é que a liderança do Conselho Nacional de Carne Suína (NPB) tem abandonado o slogan “a outra carne branca” e o substituiu com “Carne Suína: Seja inspirado”. Nós gostamos de “seja inspirado”: é positivo, e é uma mudança necessária.
A nova campanha de marketing vai investir US$ 11 milhões para seu lançamento em março e abril.
Dirigentes do National Pork Board disseram: “Após quase 25 anos, era hora de passar da mensagem antiga que comparava a carne suína à carne de frango e, em vez disso, tentar aumentar as vendas, dando ênfase aos estimados 82 milhões de americanos que já comem carne suína.” (A pesquisa mostra que 28% dos norte-americanos consomem 70% da carne suína consumida em casa).
Pela primeira vez que podemos lembrar, o National Pork Board está partindo para a ofensiva ao invés de ser defesiva. Ceci Synder, vice-presidente de marketing do NPB, disse que “o objetivo geral é aumentar as vendas do nosso produto”. Queremos aumentar as vendas de carne suína em 10% até 2014. Para isso, precisamos fazer uma forte ligação, uma ligação mais emocional com nosso produto.”
Nós apoiamos plenamente a mudança no marketing. Você nunca vende nada, sem metas e objetivos. Chris Novak (CEO), o conselho de administração e os funcionários do NPB merecem elogios por ter a sabedoria e a coragem de ir além do status quo. Eles reconheceram a necessidade de aumentar a demanda de carne suína e estão executando um plano. Mais importante ainda, parece que o National Pork Board está mais uma vez se lembrando de onde vem o dinheiro, os produtores americanos. Os produtores merecem e devem esperar retorno do investimento da sua contribuição financeira. O aumento das vendas e da procura são a única medida do sucesso de uma campanha publicitária. Ficamos inspirados!
Mercados
* O preço Iowa-Southern Minnesota do suíno ficou na média de US$ 81,98 por 100 libras de carcaça na última sexta-feira, cerca de US$ 24 por cabeça mais alto que um ano atrás. Apesar de ser maior que o preço de um ano atrás, com os preços dos alimentos onde estão, não sobra lucro para os produtores de ciclo completo.
* A DTN Ag Data publicou um gráfico na semana passada estimando as atuais Margens Brutos de Frigoríficos dos EUA em US$ 30 por cabeça. A média de três anos para esta época do ano é de US$ 15. Matemática simples: um acrescimo de US$ 15 por cabeça, em 2 milhões de cabeças por semana, significa $ 30 milhões a mais por semana para os frigoríficos. Está na hora de comprar ações nos frigoríficos! A boa notícia – os frigoríficos devem estar financeiramente fortes e tem recursos para a modernização contínua. A má notícia – a diferença de US$ 15 por cabeça poderia estar no bolso do produtor. À medida que avançamos, nós esperamos que o menor número sazonal de suínos (perto de 2 milhões de cabeças por semana), fará com que os frigoríficos corram atrás de suínos, e que isso diminua as margens dos frigoríficos.
* Ainda não estamos expansão de matrizes. Há muita discussão, mas nenhuma ação que nós podemos identificar. Em nossa opinião, as vendas semanais de cerca de 58.000 matrizes indicam um plantel de matrizes estável. A relação Suíno a Milho ficando em torno de 13:1 nunca vai levar a expansão.
Resumo
Carne suína: Acreditamos que o novo slogan “Seja inspirado” seja um passo positivo para a nossa indústria. Produtores atualmente trocando seis por meia dúzia, frigoríficos ganhando um bom dinheiro; não vamos ver a expansão acontecendo. Finalmente o valor da carcaça chegou a US$ 1,00 por libra para o verão. Esperamos que a demanda global de carne suína apoiará fortemente os preços de carne suína nos EUA nos próximos meses.
Tradução: Genesus Inc.