O preço médio Iowa – Minnesota do Sul de carcaça suína ficou em 62,30 dólares na semana passada que é um preço que gera prejuízo para a maioria dos produtores. O preço do porco tem melhorado a partir do fundo do poço dos últimos meses, mas ainda há pouco alívio financeiro. Infelizmente, a cratera patrimonial enorme que foi criada ao longo dos últimos dois anos e meio não está diminuindo. A realidade brutal da situação financeira continua a obrigar os produtores a reduzir a produção. Cada semana ouvimos falar de UPLs parando voluntária ou involuntariamente. Esta carnificina continua reduzindo a nossa base de produção.
Outras Observações
Nos últimos 30 dias, o preço futuro de milho para março passou de 4,25 dólares a 3,50 dólares por bushel (25kg) – que é uma redução de 75 centavos por bushel. Farelo de soja para março diminuiu de 310 dólares por ton (907kg) para 270 dólares por ton no mês passado. Juntando tudo nos últimos trinta dias, o custo de alimentação para produzir um porco para abate diminuiu 10,00 dólares por cabeça. Está indo na direção certa.
Os preços do milho e da soja estão sob pressão não somente da produção recorde prevista pelo USDA como também dos relatórios saindo da América do Sul, onde tanto a Argentina como o Brasil estão esperando produção recorde. Só podemos torcer que todas estas notícias baixem os preços mais ainda. No último mês, o preço do petróleo caiu de cerca de US$ 84 a $ 71. Só podemos esperar que este preço baixe mais, gerando mais desafios para quem transforma milho em etanol.
A venda de suínos para abate nos EUA nas últimas cinco semanas tem sido mais baixa que um ano atrás. O preço médio atual de carcaças é $ 64,71 enquanto que um ano atrás era $ 57,47. A notícia realmente boa é que o abate tem baixado mais de 4% por semana e ainda o peso médio de carcaças tem baixado cerca de um quilo comparado com o ano passado. Menos porcos, menos peso, indicam uma falta de suínos para abate.
O relatório do USDA do mercado de leitões de maternidade e de creche à vista indicou que os preços têm se mantido apesar da queda no preço futuro de carcaças durante as últimas três semanas. O preço médio de leitões de maternidade à vista foi $ 46,34 em média, leitões de creche de 18 kg foi $ 67,18. A estes preços pequenos produtores de suínos estão ganhando dinheiro. É bastante longe dos leitões de $ 5,00 de agosto passado.
O plantel de matrizes está envelhecendo. Temos visto vários relatórios de paridade das matrizes de clientes da Genesus. Muitos planteis com alta percentagem de porcas com mais de seis partos. Em todos os rebanhos geralmente os nascidos vivos diminuem após seis partos. Vai afetar a produtividade. Em algum momento vai ser necessária uma injeção maciça de leitoas. É como a indústria de automóveis, à medida que aumenta a idade do carro, a demanda reprimida (necessidade) para novos carros aumenta.
Há relatos de aumento de problemas com mofo e micotoxinas no milho nos EUA. Há testes disponíveis e inibidores de mofo. Nós suspeitamos e especulamos que ainda haverá problemas de reprodução e de crescimento em alguns rebanhos comerciais. Se isso afeta apenas 1% em cada item, vai levar a menos nascidos e menos carne de porco. Ajuda a reforçar o preço.
O Programa Nacional Financeiro canadense para retirar produtores de suínos da atividade aceitou o equivalente a 104.000 matrizes para ficar fora de produção por três anos. Acreditamos que o número será superior a 120.000 matrizes até o programa terminar. Menos matrizes no Canadá reduz a base de produção da América do Norte e apóia preços. A época do Canadá como o maior exportador de suínos do mundo já acabou.
Resumo
O preço de suínos ficou inalterado na semana passada. O custo de alimentação baixou. Nós esperamos um pulo no preço de carcaças durante as próximas semanas. Menor oferta, com a demanda doméstica e para exportação crescente, vão fazer com que o preço aumente. Acreditamos que o preço spot vai animar o mercado, não o preço do mercado futuro.
Tradução Genesus Inc.