Sexta-feira retrasada (05/03), o preço Iowa-Minnesota de carcaça magra fechou em US$ 72,23 por 100 libras, um aumento de $2,25 sobre a semana anterior. Os preços estão definitivamente em alta com preços futuros de carcaça para junho batendo novo recorde na semana passada antes de firmar na sexta-feira passada em 81,95 dólares. Há um ano o preço estava em US$ 59 – a diferença de $13 por hundred weight (em comparação com US $ 72) representa em torno de 26 dólares por cabeça mais receita. Não é um milagre, mas é um ganho significativo em um ano. Esta diferença de preço é resultado de mais procura de carne suína e menos oferta de suínos para abate cada semana.
Na semana passada a venda de suínos para abate nos EUA foi 2,168 milhões de cabeças, 57 mil cabeças menos que um ano atrás. Em nossa opinião, o aumento de $ 26,00 por cabeça vem principalmente do aumento na procura por carne suína, no mercado interno e no global. Embora o estoque de suínos tenha baixado 3% em um ano, isso sozinho não explicaria um aumento de $ 26,00 por cabeça. É a procura de carne suína. As economias dos EUA e do mundo estão melhorando, enquanto a oferta de carne diminuiu em alguns países, fato que aumentou as exportações dos EUA comparado com um ano atrás.
O vírus H1N1 (gripe suína) não apareceu até o final de abril do ano passado. Comparações de preços e procura com um ano atrás não são afetados por esse fator. À medida que chegamos em maio e nos meses de verão, o fator de demanda de carne suína será surpreendente neste ano em relação ao ano anterior. Nada de H1N1, economias nacional e global mais fortes. “Segurem bem, Cowboys, este mercado está indo para um galope violento!”
Oferta
Demanda
No verão passado fomos na conferência Lake of the Ozarks. Os palestrantes, todos pessimistas, falaram sobre a necessidade de corte oferta. Ficamos perplexos e consternados que a nossa indústria parecia estar totalmente focada no corte de oferta como a panacéia para corrigir o quadro financeiro. É claro que a oferta é um elemento de um mercado, mas a demanda também é. Parece que os palestrantes se concentravam somente no primeiro. O vírus H1N1 grassava na mídia, a única solução oferecida pelos palestrantes era um cortar de mais 500.000 matrizes. A solução proposta foi simplista e irreal. Não falavam sobre o efeito de maior demanda.
Tira o H1N1 da mídia, e em poucos meses os consumidores esqueceram dele. Aumenta o PIB dos EUA e Canadá em 5% em um trimestre (como aconteceu) e em seguida a demanda nacional aumenta. Deixa melhorar a economia global e as exportações de carne suína aumentam (em dezembro mais 14%). É tanto a oferta como a demanda que regulam o preço. Na verdade, cortamos a oferta – 4 milhões de suínos a menos no inventário EUA-Canadá em 1 de janeiro comparado com 1 de janeiro de 2008 é uma redução gritante de oferta. Na realidade a redução de produção já estava acontecendo na época da conferência. Queriam cortar a produção em mais 9-10 milhões de cabeças por ano? A proposta foi um exagero e fora da realidade . O único resultado seria a transferência de uma grande fatia de consumo de carne aos criadores de frango.
Preocupa-nos que as lideranças da nossa atividade, quando as coisas ficaram difíceis, só sabiam bater em retirada. Se fossem eles os comandantes em Valley Forge [momento crítico na Guerra de Independência], teriam se entregado e nunca teriam cruzado o Rio Delaware. Não existiria o país Estados Unidos hoje. Nossa indústria precisa cultivar a demana, isso se faz com promoção e vendas. Não adianta nada se fazer de vítima.
Carne suína tem 44% do consumo mundial de carnes. É de longe a carne mais consumida no mundo. As pessoas compram carne suína porque querem. Estão votando com seu dinheiro. A carne suína dos EUA e Canadá é um produto de qualidade devido aos produtores experientes e produtivos. Com custo de produção competitiva a nível global. Indústrias com capital, experiência e escala. Esta é uma combinação poderosa.
O preço futuro de carcaças continua aumentando. A oferta caiu, e a demanda está aumentando. Os pessimistas estavam errados no ano passado. Esqueceram de calcular o efeito do aumento de demanda. Já está aumentando e todos nós vamos nos beneficiar disso . A final das contas, os produtores tinham mais fé na atividade do que os peritos palestradores. Eles serão recompensados!
Tradução: Genesus Inc.